Os estrangeiros foram os principais responsáveis por garantir uma ótima alta temporada de verão em Santa Catarina. De acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 198 mil turistas internacionais estiveram no Estado só em janeiro. O número é 71% maior que o registrado em 2024. Conforme empresários de Florianópolis, a alta temporada foi uma das melhores pós-pandemia, com um aumento de 10% no faturamento, em relação a 2023/2024.
Segundo Fernando Gomes, que é dono de um restaurante em Jurerê, no Norte da Capital, a temporada começou antes do que era esperado pelo setor, com turistas visitando o estabelecimento a partir de novembro. Ele atribui aos feriados e ao clima de Florianópolis como motivos para a “temporada precoce”, além da disposição dos turistas para gastar.
— Os argentinos vieram com poder aquisitivo e isso foi o que salvou a gente em janeiro, porque os brasileiros sumiram. Não foram só argentinos, tiveram chilenos, russos, italianos e americanos. A gente percebe que está se criando uma rotina do estrangeiro de vir para Florianópolis. Esses estrangeiros tendem a vir cada vez mais, porque quem vem gosta — diz Fernando.
O empresário Miguel Gregório, dono de uma pousada no bairro Ingleses, garante que o balanço da temporada foi positivo, com lotação máxima e sem janelas de aluguel. Segundo ele, foi “difícil ver quartos vazios dentro do estabelecimento”.
— Esse ano a temporada foi tão grande que muitos hospedes já estão garantindo as janelas do ano que vem, pela dificuldade que tiveram com aluguel este ano. Pra gente não foi muito assustador, mas é algo que eu nunca vi antes. Tinha gente dormindo em estacionamento de mercado por não ter onde ficar no Norte da Ilha — declara.
Para Miguel, a temporada se baseia de 26 de dezembro à Quarta-feira de Cinzas, no Carnaval. Isto porque ele também notou que a temporada começou antes do previsto, em novembro.
— Em novembro tudo já estava lotado e agora, pós-carnaval, a pousada segue com lotação máxima. Acho que tem uns 10 anos que a gente não tinha uma temporada assim. No ramo da pousada foi algo incomparável — pontua.
Os dois empreendedores acreditam que a próxima temporada será uma consolidação para o setor de turismo e para a capital catarinense.
nsctotal.com.br