Mais 27 haitianos desembarcam em Florianópolis neste domingo

Mais 27 haitianos chegaram a Florianópolis na noite deste domingo (28). O grupo com 17 homens e 10 mulheres deixou Rio Branco, no Acre, na quinta-feira (25). Segundo a Secretaria de Assistência Social da capital, após o cadastramento, 14 haitianos devem passar a noite no abrigo. 

O ônibus deixou os imigrantes no abrigo montado no ginásio Alberto Campos, no bairro Estreito, próximo das19h. De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis (Semas), Dejair de Oliveira Júnior, dos 27, um foi levado à rodoviária Rita Maria e iria para Balneário Camboriú. Ele tem uma entrevista de emprego marcada para segunda-feira (29). 

Duas haitianas que chegaram neste domingo também não ficaram no abrigo e foram para casa de amigos em São José, na Grande Florianópolis. Outros foram para Itajaí, Navegantes, Joaçaba e Caçador. Dois ficaram em Florianópolis. Um dos imigrantes que chegaram no sábado (27) seguiu para Porto Alegre de carona no ônibus deste domingo.

"Assim que eles chegaram, já começaram as entrevistas para sabermos para quais cidades vão, saber o grau de instrução", detalhou Oliveira. 

Segundo ele, as passagens para cidades catarinenses estão sendo pagas pelo munícipio. "Do grupo de 177 que chegou da outra vez, 86 ficaram no estado. Dessa vez, a emissão de passagens será paga para quem for para cidades dentro do estado", informou. 

Foi montada uma estrutura semelhante a utilizada para receber os primeiros grupos de imigrantes, que desembarcaram em Florianópolis entre o final de maio e o início de junho, totalizando 177 pessoas

"Eles mesmos dizem para onde querem ir quando fazemos o acolhimento e identificação no abrigo. Eles vão para onde já têm conhecidos, em locais que se tornarão referência para eles", detalha Crispim.No sábado (27), um ônibus com sete haitianos chegou. Eles estavam entre 15 e 30 dias no abrigo que fica na área urbana de Rio Branco (AC), conforme Antônio Carlos Crispim, um dos coordenadores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Acre.

Novos desembarques
Segundo o Ministério da Justiça, no total, 45 ônibus sairão do Acre em direção aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As saídas ocorrem de forma articulada entre governo federal, governos estaduais e governos municipais envolvidos, conforme o ministério informou em nota ao G1.

Na quarta-feira (24), um ônibus saiu em direção a São Paulo e outro em direção aos estados do Sul. A previsão é de que, no total, 23 ônibus deixem o Acre com destino à região Sul do país. Apesar disso, não há condições de saber quantos irão parar em Santa Catarina, nem as datas previstas para desembarque.

"É esperada a chegada de muitos ônibus daqui para frente. Conforme vai saindo, eles vão ter a lista de quantos ficarão em Santa Catarina e Florianópolis é o ponto de chegada no estado, não significa que todos ficarão na cidade", conclui Oliveira Júnior.

Img 20150628 wa0019

Fonte: G1

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425