Acampamento do Grupo Escoteiro Áquila celebra conquistas do ano

 
 
O Grupo Escoteiro Áquila, única instituição que pratica o escotismo em Xaxim, tem muitos motivos para celebrar o ano de 2015 e, para lembrar as conquistas, realizou o Acampamento de Grupo nos dias 28 e 29 de novembro, na Sede dos Amigos (propriedade da família Matté), no Distrito de Vila Diadema. Entre as conquistas, o destaque é o aprendizado e o desenvolvimento dos membros da Tropa Escoteira e do Ramo Lobinho, traduzido na progressão individual, obtenção de especialidades e distintivos especiais e conhecimento das habilidades escoteiras para melhor entendimento e postura no cotidiano.
 
 
O evento contou com momentos de adrenalina e emoção, como a passagem de membros para outro ramo, determinação e integração com jogos e desafios noturnos, mística com o fogo de conselho, ação de graças com momento espiritual, homenagens e honrarias, além de grande confraternização com as famílias do Grupo Escoteiro Áquila. Em todo o momento, os membros contaram com o auxilio dos pais de apoio, que sempre encontram um tempo para contribuir.
 
 
Novos membros da Tropa Escoteira
 
 
Um dos momentos marcantes do Acampamento de Grupo foi o ritual de passagem para outro ramo. Isso ocorre quando os membros de um ramo esgotam a idade e concluem um caminho de conhecimento. Na ocasião, oito integrantes do Ralo Lobinho (de 6,5 a 10 anos) foram conduzidos à Tropa Escoteira, onde permanecerão até os 14 anos. O ritual envolveu percurso de trator, conhecimento do último episódio do Livro da Jângal, trilha com obstáculos e concluiu numa cachoeira no meio da mata, na propriedade da família Matté. Fizeram a passagem: Bruno Cardoso da Silva, Davi Menso Soccol, Enzo Anghinoni, Isadora Farina, João Mateus Marocco, Leonardo Mascarelo, Maria Heloísa Conflans Cattelan e Marina Maioli. Eles foram recebidos pelos chefes da tropa e escoteiros que serão os novos companheiros de jornada.
 
 
 
Cordão Verde e Amarelo e Cruzeiro do Sul
 
O memento de entrega de distintivos e honrarias é muito aguardado pelos integrantes do Grupo Áquila, pois representa a certificação das conquistas, resultado da busca por maior conhecimento, habilidade e desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, foram entregues mais de trinta tipos de certificados, entre os quais os de maior relevância é o Cordão Verde e Amarelo (Escoteiro) e o Distintivo Cruzeiro do Sul (Lobinho). Ambos requerem muito conhecimento e a conquista de vários itens, propostos pelos escotistas da seção, além da recomendação especial da Corte de Honra e Roca de Conselho, respectivamente. Comemoram essa conquista recebendo o Cordão Verde e Amarelo, Arthur Varnier Frese, Artur Dallacort, Isabela Trzciak e Valéria Marafon. Com o Cruzeiro do Sul foram agraciados, Bruno Cardoso da Silva, Isadora Farina e Leonardo Foresti Mascarello. Ambas as condecorações são escritas no Livro da História do Grupo Áquila.
 
 
 
 
Agradecimento
 
 
A diretoria e chefes do Grupo Escoteiro Áquila agradece a todos que durante o ano de 2015 auxiliaram de diferentes maneiras na realização das atividades escoteiras. Entre os quais estão os pais e familiares, a administração municipal de Xaxim, a empresa de monitoramento e segurança Patrimonial, os proprietários dos locais de acampamento e acantonamento (Famílias Lorenzoni, Farina, Locatelli, Folle e Matté), Grupo dos Amigos e os veículos de comunicação de Xaxim e região que entendem o que representa o movimento escoteiro na formação das crianças e jovens e divulgaram todas as ações do Grupo. A todos um ótimo Natal e abençoado 2016.
 
 
 
 
​ Cleusa Varnier Frese
Chefe Grupo Escoteiro Áquila - Ramo Lobinho
Diretora de Marketing Grupo Escoteiro Áquila – 05/SC
 

Alegria e amizade

Fonte: Rádio Cultura AM

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425