Rendimento igual entre turnos, mas fases opostas: JEC e Chape na final

Por Diego MadrugaSanta Catarina

 

Joinville e Chapecoense começam a decidir o Campeonato Catarinense neste domingo, com o primeiro jogo na Arena Joinville. Os times repetem a final de 1996 - com o Verdão campeão - e chegam com números iguais entre os turnos vencidos, mas em momentos bem diferentes.

Joinville e Chapecoense fazem o primeiro duelo da final na Arena Joinville (Foto: Cleberson Silva / Chapecoense)

No Oeste, o primeiro turno foi arrasador. Foram sete vitórias e dois empates, um aproveitamento de 85,2%. Os números foram semelhantes ao do JEC no returno, com o mesmo rendimento e a invencibilidade na conquista da segunda vaga da final - as equipes terminaram empatadas também no saldo de gols, com 10 para cada equipe e diferença apenas entre os tentos marcados e sofridos (confira os aproveitamentos na tabela abaixo).

A diferença entre eles foi a queda de produção. No primeiro turno, o JEC deixou a desejar, fez apenas oito pontos e passou longe da disputa pelo título. A Chape, no returno, que antecede a final, teve queda um pouco menos acentuada, mas preocupante. Fez 14 pontos, porém, não vence há cinco jogos no estadual e acumula três derrotas consecutivas.

 Aproveitamento entre turnos

No 1º turno
Chape: 85,2%
JEC: 29,6%

No 2º turno
JEC: 85,2%
Chape: 51,9%

A diferença entre os momentos foiconstatada na seleção do returno, lista do Prêmio Top da Bola, promovido pelo Instituto Mapa e que acontece por meio de votação, com avaliação por parte de jornalistas e cronistas esportivos. O JEC terminou com cinco entre os melhores, incluindo o técnico Hemerson Maria, enquanto a Chape tem apenas dois.

Contra o Joinville, o foco dividido durante a semana. Nesta quarta-feira, o Tricolor tem um compromisso pela Copa do Brasil, diante do Comercial-MS. Depois do empate em 1 a 1 na ida, o JEC vai com o time titular para buscar a vaga na segunda fase.

 

A Chapecoense, por sua vez, tem apenas a decisão do Campeonato Catarinense para pensar. O técnico Guto Ferreira busca retomar o caminho das vitórias e a confiança da equipe para fazer um bom primeiro jogo e tentar alguma vantagem para decidir na volta, dia 8 de maio, quando o estado saberá com quem fica a taça de 2016.

Chappppp

Fonte: Globo Esporte

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425