Bombeiros investem em tecnologia digital para a Central de Operações

 

O 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, de abrangência de 30 municípios, terá um sistema moderno para comunicação interna via rádio. Hoje, o sistema é analógico, o que dificulta a comunicação em alguns municípios, tendo que operar via celular para repassar informações sobre as ocorrências. Com a implantação do novo sistema, totalmente digital, a Central de Operações dos Bombeiros de Xanxerê terá cobertura total dos municípios o qual fazem parte do Batalhão.

O investimento para garantir a cobertura via rádio de forma digital será de aproximadamente R$ 200 mil, recursos oriundos de um convênio com o Fórum de Abelardo Luz, e dos Funrebom de Xanxerê, Xaxim e Faxinal dos Guedes. Conforme o subcomandante do Batalhão, major Walter Parizotto, neste primeiro momento os municípios que serão contemplados com os novos equipamentos são Xanxerê, Xaxim e Faxinal dos Guedes.

- Temos um problema que o rádio não funciona nos municípios de Ponte Serrada, São Domingos e Abelardo Luz, então temos que nos comunicar via celular. Ainda utilizamos o modelo analógico, mas a implantação do sistema digital vai facilitar e muito os trabalhos os operadores da Central, comunicação 100% garantida. Neste primeiro momento estaremos implantando em Xanxerê, Xaxim e Faxinal dos Guedes – comenta o subcomandante.

A mudança de comunicação via digital na Central de Operações dos Bombeiros de Xanxerê ocorrerá nas próximas semanas.


 

(Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Bombeiros xx

Fonte: Tudo Sobre Xanxerê

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425