Rio recebeu 1,17 milhão de turistas na Olimpíada

O Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhão de turistas, sendo 410 mil deles estrangeiros, durante a Olimpíada, disse nesta terça-feira (23) o prefeito Eduardo Paes. A área de hotelaria registrou ocupação de 94%.

O país que mais mandou turistas foi o Estados Unidos, seguido por Argentina e Alemanha. Cada estrangeiro gastou, em média, R$ 424,62 por dia na cidade. Entre os turistas brasileiros, 43% eram de São Paulo, seguidos pelos gaúchos e mineiros. Cada um gastou R$ 310,42 diariamente, em média.

O balanço foi divulgado na manhã desta terça, no Rio Media Center, na Cidade Nova, e contou com a presença do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o secretário Municipal de Transporte, Rodrigo Vieira.

De acordo com a análise, a Olimpíada no Rio de Janeiro impactou positivamente a economia da cidade. O comércio aumentou em 70% na região da Zona Sul em comparação com o mês de agosto de anos anteriores. Na Barra da Tijuca, no Centro e na Zona Norte, as vendas aumentaram em 30%, com destaque para a região da Tijuca, cujo comércio aumentou em 45%. Em outros pontos da Zona Oeste, o aumento no comércio foi de 20%.

Ainda de acordo com a prefeitura do Rio, o fato das instalações serem móveis não interferiu na qualidade. "Isso não fez com que perdessemos a qualidade das instalações, já que registramos mais recoedes do que em Londres.", garantiu Paes.

Ele ainda destacou que uma capital do país pode receber a piscina onde o nadador Michael Phelps foi campeão na Rio 2016. "É  importante falar desse conceito de arquitetura nômade, ou seja, o estádio aquático será transformado em dois centros aquáticos. E temos uma novidade: já recebemos solicitações de três prefeitos de capitais pelo Brasil para que uma dessas piscinas seja doada para outra cidade. Eu acho que seria interessante. Como esse estádio foi pago pelo governo Federal, eu, com tranquilidade, abriria mão de uma das piscinas para a gente ter em uma outra capital brasileira a piscina na qual o Michael Phelps bateu tanto recorde e essa estrutura ir para outra capital brasiliera", antecipou.

                                                                     

Turista

Fonte: Do G1 Rio

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425