84% dos consumidores online devem comprar na Black Friday

 

 

Pesquisa realizada pela Ebit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, mostra que houve aumento no interesse de consumidores online ativos pela Black Friday - 84% disseram que irão aproveitar a sexta-feira de descontos, marcada para o dia 25 de novembro - aumento de três pontos percentuais em relação a 2015 (81%).

A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos em produtos de todas as categorias. Assim como nos EUA, o Black Friday Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro.

O estudo prevê que o faturamento somente no dia 25 deve chegar a R$ 2,1 bilhões,  crescimento nominal (sem descontar a inflação) próximo de 30% em relação à edição de 2015, ano em que as vendas superaram as expectativas, alcançando um montante de R$ 1,6 bilhão.

Produtos e finalidade
Os produtos com maior intenção de compra devem ser das categorias eletrônicos (34%), eletrodomésticos (28%), telefonia e celulares (27%), informática (23%) e casa e decoração (13%), respectivamente.

Das aquisições esperadas na Black Friday, 44% devem ser feitas com o intuito de antecipar as compras para o Natal. Além disso, 59% são para uso próprio, 24% para familiares, 14% para presente e 3% com outras finalidades.

Para o levantamento, foram entrevistadas 5.791 pessoas. A pesquisa considera ainda o aumento de 31% no número de consumidores virtuais ativos no primeiro semestre, conforme dados do relatório WebShoppers 34.

Formas de pagamento
Dos consumidores que pretendem adquirir eletrônicos, a maior parte (82%) apontou o cartão de crédito como o meio de pagamento preferido. Em seguida vêm boleto bancário (13,12%) e débito em conta (2,47%). O tíquete médio da categoria do produto deverá ficar em torno de R$ 1.180.

Questionados se desejam receber informações (como dicas, ofertas e promoções) nos dias que antecedem a data, 85% dos entrevistados disseram que sim, e dentro desse grupo, 87% afirmaram ter o e-mail como canal preferido.

Edição anterior
Dos consumidores que responderam à pesquisa, 41% aproveitaram alguma oferta da Black Friday na edição de 2015 - 19% deles escolheram lojas físicas para fazer o pedido e 77% utilizaram algum site de comparação de preços para uma pesquisa prévia sobre o produto.

Avaliação
Para avaliar a loja online em que a compra foi feita, os respondentes selecionaram algumas palavras/termos que definiram a experiência. As mais assinaladas foram “confiável” (37%), “preços baixos” (26%), “excelentes promoções” (23%), “excelente prazo de entrega” (22%) e “frete grátis” (21%).

 

 

 

Black fr

Fonte: Do G1, em São Paulo

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425