Fifa anuncia nova eleição

 

 

 

 

 

A Fifa anunciou que a nova eleição presidencial da entidade será realizada no dia 26 de fevereiro, depois da reunião de seus dirigentes em um congresso nesta segunda-feira. O atual presidente, Joseph Blatter, concederá entrevista coletiva para falar sobre o pleito a partir das 10h (de Brasília) na sede da entidade, em Zurique. Clique aqui para acompanhar tudo em Tempo Real e ver a transmissão ao vivo. 

 

O suíço, em pronunciamento no mesmo local no dia 2 de junho, avisou que não exerceria o seu quinto mandato, para o qual foi reeleito no Congresso da Fifa em 29 de maio, dois dias após a prisão de sete dirigentes ligados à entidade em um hotel de luxo em Zurique, onde se concentravam os membros do Comitê Executivo.

 

O órgão, que toma as principais decisões da Fifa, se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira após as ocorrências e definiu também a data para homologação dos candidatos que concorrerão ao pleito. Na última eleição, Blatter teve somente um concorrente, o príncipe Ali bin Al-Hussein, da Jordânia, que obteve 73 votos e desistiu de disputar o segundo turno.

 

No fim de semana, os principais membros do Comitê Executivo evitaram entrevistas. No domingo, Blatter se reuniu com os presidentes de confederações continentais – que se hospedaram no mesmo hotel onde ocorreram as prisões em maio -, em uma prévia do que seria apresentado aos demais membros nesta segunda. O processo eleitoral será conduzido por Domenico Scala, que preside o independente Comitê de Auditoria e Conformidade e também o Comitê Eleitoral da Fifa.

 

Pelo regulamento atual da entidade, cada candidato, para ser homologado, precisa de apoio formal de pelo menos cinco federações nacionais. Na eleição, para vencer em primeiro turno, o candidato necessita de dois terços dos votos – 209 afiliadas têm direito à escolha. A partir do segundo turno, é preciso 50% mais um dos votos válidos e, no caso de haver mais de dois candidatos, o pleito passa a ser eliminatório. Ou seja, a partir da segunda votação, o candidato com menos votos é eliminado até que restem somente dois.

 

Globoesporte  / (Foto: Reuters)

Blater

Fonte: Globoesporte / (Foto: Reuters)

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425