PLANTÃO CONEXÃO CULTURA AM - SAÚDE

 

Sobre o ESF da Vila Diadema

O Departamento de Jornalismo da Cultura AM acompanhou na tarde de terça-feira (04) uma reunião ocorrida no ESF da Vila diadema as 15h30.

Com a presença da secretária de saúde Leni Granzotto, o presidente da câmara de vereadoes Agenor Maier, vereadores (as) Ciro Cassaniga e Lula Fonini, ainda membros do conselho de saúde local e moradores participaram da reunião. A principal pauta em discussão o fechamento da unidade de saúde do local, assunto que ganhou repercussão nas últimas semanas. Os presentes e moradores da Vila Diadema não concordam com o fechamento da ESF, segundo a secretária de saúde a principio não se cogita o fechamento do local. Leni disse que se a decisão for tomada pela administração uma nova reunião sera realizada.

O principal motivo de se cogitar o fechamento do ESF Diadema é a demanda de atendimento com índices baixos, caso encerrado o trabalho no local o público precisara se deslocar até a ESF Central para receber qualquer atendimento, Leni porém salientou que caso ocorra, esses pacientes da Vila Diadema e demais comunidades atendidas receberão uma equipe própria na unidade do centro.

Os moradores presentes deixaram claro que são contra o fechamento do local, caso a decisão seja tomada irão se mobilizar.

Outro problema apontado pela secretária de saúde é a baixa participação do público do local nos programas de estratégia da família oferecidos, bem como a participação da reuniões do conselho. Os presentes porém solicitaram que estes encontros ocorram após o horário comercial para facilitar a participação coletiva, sugestão que foi aceita pela secretária Leni.

O presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim Agenor Maier disse que o legislativo também e contra o fechamento do ESF como foi contra em outros dois casos, Anita Garibaldi e Vila Tigre, Maier disse que a câmara infelizmente não tem como interferir diretamente na decisão da administração caso decida fechar o ESF Diadema. O vereador sugeriu que antes fechar o local seria interessante adequar a demanda ao atendimento, que a unidade continuasse atendendo porem em um turno diferenciado.

Foto: Alvaro Busetto Cultura AM

19693686 447714088924722 5740063351645845926 o

Fonte: Cultura AM

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425