Vereadores cumprem carga horária em Xaxim

 

 

Xaxim- Com o objetivo de fazer com que os vereadores estejam a disposição da população de Xaxim na Câmara de Vereadores foi aprovado em junho deste ano, o Projeto de Resolução, que institui o vereador de plantão. A iniciativa é da mesa diretora da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Agenor Junior Maier, Alcir Cassaniga, Juliano do Prado de Lima e Maria de Lourdes Fonini.

A partir de agora, as pessoas que precisarem do vereador, poderão procurá-lo na Câmara de Vereadores, conforme dia e horário estabelecido em escala prévia. Uma escala de atendimento foi elaborada entre os onze vereadores e todos os dias da semana haverá vereadores disponíveis para atendimento da população.

Embora, a partir desse projeto, o vereador cumpra carga horária de cinco horas semanais, mediante de registro de ponto eletrônico, a população pode continuar procurando pelo vereador nos demais dias e horários que ele não esteja de plantão. “É importante que a população saiba que determinado dia e horário o vereador estará de plantão na Câmara de Vereadores para atender a comunidade”.

Cada vereador ficará obrigado a cumprir a carga horária de cinco horas semanais, nas dependências da Câmara, entre às 13h e 19h, horário de funcionamento do Poder Legislativo Xaxinense. O vereador que comprovar vínculo empregatício pode cumprir horário de três horas semanais.

No entanto, os horários correspondentes às sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e reuniões de comissões não serão computadas como horas trabalhadas. Todavia, as horas que o vereador realizar visitas estiver presente em eventos públicos e até mesmo permanecer na Câmara, será computado, através do registro no ponto eletrônico. Para cada hora faltante, o vereador terá desconto de R$ 100,00 no seu salário, exceto com faltas justificadas.

A resolução terá durabilidade de dois anos, ou seja, até dezembro de 2018. Maier explica que a população de Xaxim está acostumada a procurar o vereador no seu estabelecimento comercial, em casa, mas, não na Câmara de Vereadores, portanto é preciso que se mude, aos poucos, a cultura do povo, para que a população saiba que pode se dirigir também a sede do Poder Legislativo para falar dos assuntos do seu interesse.

O projeto inédito na região Oeste de Santa Catarina está servindo de exemplo para outras cidades que já manifestaram interesse em fazer com que o vereador cumpra expediente.

Assessoria Câmara de Vereadores

19780350 447944308901700 4843605420296679022 o

Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425