ALERTA: Xaxim pode sofrer com epidemia de Dengue

 
População precisa descruzar os braços para prevenir uma epidemia”, diz supervisora do programa da Dengue.
 
 
Xaxim - Santa Catarina registrou 8.026 focos do mosquito Aedes aegypti em 137 municípios neste ano, o que representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2016, quando foram 6.095 focos em 131 municípios. Destes mais de oito mil focos de todo o estado, 396 deles estão em Xaxim. “Os xaxinenses precisam se conscientizar, ou teremos uma epidemia de Dengue”, diz a Supervisora da Dengue em Xaxim, Adriane Barela Dall Agnol.
 
Segundo Adriane, durante as estações de frio o surto de dengue não é comum, mas se não os devidos cuidados não forem tomados, a doença pode se tornar uma epidemia quando as temperaturas voltarem a subir. “O frio mata o mosquito, mas não os ovos, que podem ‘esperar’ até um ano e seis meses para eclodir. O inverno é um período para lutar contra o mosquito, mas é preciso que cada xaxinense faça a sua parte”.
 
A supervisora lembra que infelizmente a população não dá a devida atenção para o problema. “Como em Xaxim ainda não tivemos nenhuma epidemia, tudo parece muito distante. Mas com o passar dos anos o problema está chegando cada vez mais perto. Antes era só em outros estados, depois tornou-se um problema em Santa Catarina, e ano passado se tornou um problema do Oeste catarinense. Pinhalzinho e Maravilha tiveram epidemias no ano passado. Em Xaxim, se a população não se conscientizar, podemos ter uma epidemia no próximo verão”.
 
Ainda segundo Adriane, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação do município –LIRA- de Xaxim é o maior do Estado chegando a 9,1%. “No ano passado o município de Maravilha, teve um índice de 5,3% e teve uma epidemia. O que nos leva a crer que a população precisa urgentemente fazer a sua parte para manter o problema da Dengue longe de Xaxim. Toda a equipe da saúde municipal faz seu trabalho, mas é preciso a conscientização das pessoas para não deixar água parada, seguindo as recomendações que passam todos os dias na TV, no rádio, nos jornais”, concluiu.
 
Fonte: Diário Data X

Noticia img pelo menos quatro cidades com casos confirmados de dengue no oeste56a642605526b

Fonte: Diário Data X

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425