Nota oficial

 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim (RFCCX) vem a público informar que a partir de segunda-feira, 16 de outubro, as coletas de exames preventivos do câncer de colo de útero estarão suspensas. A decisão foi tomada como consequência da liminar referente à ação nº 1006566-69.2017.4.013400, movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), impedindo que os enfermeiros assinem as requisições que acompanham a coleta desses exames, além de impedir outras atividades realizadas por estes profissionais.

O ato gerou uma Portaria Municipal expedida pela Secretaria de Saúde de Xaxim (Nº002/2017), que reforçou a proibição aos enfermeiros, seguindo a decisão federal. Considerando que nossa entidade trabalha com enfermeira cedida pelo município por 20h semanais e por não termos condições financeiras para contratar um médico que realize os exames, paralisamos o serviço gratuito oferecido há 24 anos em Xaxim.

Aguardamos novas decisões em nível federal, que viabilizem este trabalho preventivo.

Sendo assim, ficam cancelados os horários especiais de atendimento da campanha Outubro Rosa, inclusive os Sábados D de coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero. Pacientes que tiverem urgência para a realização deste exame deverão procurar um médico. O restante da programação do Outubro Rosa (palestras, Encontro das Vitoriosas e Encerramento) segue inalterado. O horário de expediente da RFCCX volta ao normal, sendo das 13 às 17h.

Aten%c3%a7%c3%a3o

Fonte: Rede Feminina de Combate ao Câncer

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425