Enfermeiros de SC devem voltar a solicitar exames

 

Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

Depois que a liminar da Justiça Federal, que proibia enfermeiros de solicitar de exames na atenção primária, foi suspensa, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC), orientou os profissionais "voltem a executar suas atividades normalmente no Estado".

Em nota, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, ressaltou a importância da atuação dos enfermeiros:

"Os profissionais de enfermagem respondem por mais de 50% dos atendimentos nas equipes de saúde, não podemos pensar apenas na corporação e sim na defesa da sociedade para garantir atendimento seguro e de qualidade", afirmou. No dia 31 de outubro haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para debater o tema

 O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) também se manifestou em nota. Disse que "permanecerá firme na missão constitucional de regular e fiscalizar a profissão, e continuará tomando todas as medidas judiciais necessárias para salvaguardar o pleno atendimento à população".

"O bom-senso prevaleceu. Os profissionais de enfermagem poderão continuar fazendo o que sabem e fazem bem: cuidar da saúde das pessoas", comemorou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

 

A decisão, que vale até o julgamento do mérito do processo, foi tomada nesta quarta-feira pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que acatou o recurso que era contrário a liminar. A decisão foi assinada pelo desembargador federal Hilton Queiroz. A suspensão parcial da Portaria nº 2.488 de 2011, na parte que permite ao enfermeiro requisitar exames.

Sus

Fonte: Diário Catarinense

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425