Plantão Conexão Cultura 

 

Nosso Departamento de Jornalismo foi procurado nesta semana por um ouvinte que reside e tem sua propriedade rural há mais de 30 anos na Linha Maroco, interior de Xaxim. O ouvinte deixou na emissora uma carta que relata a indignação e o medo em relação à atitude de algumas pessoas, que aos finais de semana e feriados se deslocam até a propriedade, invadem a mesma e praticam a caça de animais silvestres como, quatis, jacus e até chimpanzés.

Segundo o ouvinte eles utilizam rifles, invadem propriedades privadas e praticam a caça ilegal. A preocupação do ouvinte esta na própria segurança, pois um bovino de sua propriedade já foi atingido por uma bala perdida vinda da mata, e o mesmo acabaram morrendo. Além disso, furto de milho, mandioca e melânica também já foi registrado no local.

Em um determinado momento, o agricultor disse que tentou pedir para que os autores se retirassem do local e parassem com a caça, mas segundo ele os autores atiraram em sua direção. Ainda por várias vezes foi necessário que o ouvinte deixasse o seu trabalho por medo de ser atingido por uma bala perdida.

São cerca de 10 propriedades rurais que são invadidas regularmente para a prática de caça.

Para denunciar qualquer tipo de crime relacionado ao meio ambiente é só ligar para a Polícia Ambiental em Chapecó, (49) 3321-0159.

Carta

Fonte: Jornalismo Cultura AM / Alvaro Busetto

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425