PLANTÃO CONEXÃO CULTURA AM / ALVARO BUSETTO

 

 
No sábado ocorreu na Praça Frei Bruno no Centro de Xaxim a primeira edição do Recicla Xaxim, uma ação que tem como objetivo evitar o descarte incorreto do chamado lixo eletrônico como televisores, rádio velhos e também de lâmpadas. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da administração municipal na primeira edição de 2018 a ação conseguiu arrecadar 4.207 lâmpadas, 40 toners e cerca de 2.500 quilos de lixo de eletrônico.
 
O Recicla Xaxim foi realizada em uma parceria entre Prefeitura através do Departamento de Meio Ambiente , Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fiesc/Senai e Conselho Municipal de Saneamento Básico. Apoiaram o evento o Departamento de Trânsito, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Fundação Aury Luiz Bodanese.
 
A empresa Alpha Lixo Digita foi a responsável por arrecadar, armazenar e descartar o material arrecadado da maneira correta, com o objeto de causar danos ao meio ambiente.
 
 

 Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

 
- Monitores de Computadores
 
- Telefones Celulares e baterias
 
- Computadores
 
- Televisores
 
- Câmeras Fotográficas
 
- Impressoras
 
Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
 
 
São Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
 
A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
 
(Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente).
 
 
Foto: Jornalismo Cultura AM / Alvaro Busetto

30222242 575723679457095 6871964093259972608 n

Fonte: Jornalismo Cultura AM

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425