Sempat 2018 Foco será acidentes de trabalho em altura

 

A programação da VI Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador terá palestra e atividades de prevenção e orientação. A programação acontecerá na quinta-feira (19) no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na sala Agostinho Duarte e tem como foco principal os acidentes de trabalho em altura e os caminhos para a segurança. 
Além da programação de palestras, haverá exposição de fotografias do Concurso Fotográfico “Abril Verde – Pela saúde e segurança no trabalho” tem como objetivo incentivar a observação e reconhecimento das situações de risco às quais os trabalhadores estão expostos, oportunizando a tomada de ações de prevenção de acidentes e promoção à saúde do trabalhador.

Programação:

13:00 - Credenciamento
13:30 - Abertura
14:00 - Palestra “FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO EM ALTURA”. Palestrante: Rodrigo Campos de Oliveira Carvalho - Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho 
15:00 - Intervalo
15:30 - Palestra ” PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE LINHAS DE VIDA HORIZONTAIS”. Palestrante: Letícia Nonnenmacher - Mestranda em Tecnologia e Gestão da Inovação (Unochapecó), com projeto de pesquisa voltado à Segurança do Trabalho.
16:30 - Palestra “ATUAÇÃO DO MPT NA TUTELA DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO”. Palestrante: Piero Rosa Menegazzi - Procurador do Trabalho
17:30 - Encerramento - Sorteio do Concurso Fotográfico “Abril Verde - Pela saúde e segurança no trabalho”

Histórico

A Sempat tem como objetivo sensibilizar à população sobre a importância da prevenção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Instituída em 2012 pela LEI 6.283, a Semana prevê que ações de promoção, prevenção e proteção a saúde dos trabalhadores sejam realizadas anualmente no final do mês de abril, coincidindo com o dia 28, Dia Mundial em Memórias às Vitimas de Acidente de Trabalho. Ainda no ano de 2014 foi regulamentada pelo legislativo municipal a Lei do Abril Verde em Chapecó, que vem a reforçar que em todo mês de abril ações de saúde e segurança sejam desenvolvidas no município de Chapecó. Já em 2016, durante a Sempat, foi assinado o Termo de Trabalho Seguro no Município de Chapecó, sensibilizando sua população para ambientes de trabalho saudáveis e seguros.

Cerest

Os CEREST - são os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador/ST que compõe a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), integrando os serviços da rede SUS, voltados à assistência e a vigilância, de forma a congregar/unificar os esforços dos principais executores com ligação com a saúde do trabalhador. O serviço tem por finalidade promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio de ações de promoção, proteção, vigilância em Saúde do Trabalhador, bem como no diagnóstico, tratamento e reabilitação de trabalhadores acidentados, e que para isso dispõe de uma equipe técnica especializada.

O CEREST Regional de Chapecó foi habilitado através da Portaria SAS/Nº 653, de 19 de Setembro de 2006, com o objetivo de atender as diretrizes da RENAST. É uma unidade regional com a função de fornecer suporte técnico a toda rede do SUS para 76 municípios da macro região oeste de Santa Catarina. Para isso o Cerest conta com uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, composta por 07 servidores: Médica do Trabalho, Engenheira de alimentos, Enfermeira, Engenheiro de segurança de alimentos, Técnicos de Segurança do Trabalho, Assistente Social, Técnico de Enfermagem e um estagiário.

O Suporte técnico para Rede SUS em Saúde do Trabalhador possui três Eixos de Atuação: 1º Eixo reconhecimento do usuário do SUS como trabalhador - Suporte Técnico para Processo Notificatório de Acidentes, Doenças e Agravos relacionados ao trabalho; 2º Eixo suporte técnico para fiscalização – Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador; 3º Eixo acompanhamento do trabalhador no processo de reabilitação funcional - Suporte Técnico para ações de reabilitação da saúde ao trabalhador acidentado.

Entre as atribuições dos CEREST e das Equipes Técnicas estão: desempenhar as funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência; dar apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde; atuar como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando polo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica.

 

Sempat 400 225 s c1

Fonte: Tudo Sobre Chapecó

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425