PRF inicia nesta sexta-feira a Operação Dia do Trabalhador
A Polícia Rodoviária Federal vai iniciar a Operação Dia do Trabalhador, na madrugada desta sexta-feira, dia 27. A ação que tende a durar cinco dias, segue até a noite do dia 1º de maio.
A guarnição promoverá o policiamento preventivo em locais e horários onde há maior probabilidade de acidentes, de acordo com o levantamento histórico das ocorrências.
A fiscalização dará prioridade às condutas que aumentem o risco de acidentes de trânsito, destacando o combate ao excesso de velocidade, o alcoolismo no volante, as ultrapassagens indevidas, não utilização do cinto de segurança e as cadeirinhas para crianças.
Além disso, a PRF promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro.
Em algumas unidades da polícia, o condutor será convidado a assistir vídeos que mostram comportamentos no trânsito e as consequências dessas condutas. Os motoristas têm a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas atitudes e assimilar bons hábitos.
Respeitar as placas de sinalização - em especial as de limites de velocidade -, fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios, planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, manter uma distância mínima de segurança em relação aos demais e em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade. Estas serão algumas condutas recomendadas aos motoristas, com o objetivo de evitar acidentes.
Também haverá restrição do tráfego para combinações de veículos de carga como caminhões bitrens, com dimensões excedentes, caminhões cegonhas e aqueles que precisam de Autorização Especial para Trânsito. Os horários sugeridos são na sexta-feira, entre 16 horas às 22 horas, e na terça-feira, às 16 horas até as 22 horas.
Essa ideia serve para aumentar a fluidez do trânsito e diminuir o risco de acidentes nas rodovias federais de pista simples.
Fonte: OESTE MAIS