Plantão Conexão Cultura / Alvaro Busetto

 

No mês de Agosto ocorre em Xaxim a primeira castração social de cães e gatos, a ação é idealizada pela Opah. Quem tiver interesse em realizar o procedimento em seu animal de estimação precisa seguir algumas etapas, em um primeiro momento vai acontecer o cadastramento dos animais no dia 15 de Julho na Praça Frei Bruno das 09h00 as 17h00. No total serão realizadas cerca de 150 castrações entre cães e gatos, destas 70 serão 100% pagas com recursos da ONG, as demais disponibilizadas com valor social para a comunidade.

Para o serviço gratuito é necessário que o responsável pelo animal seja maior de 18 anos, apresente documento de identidade, comprovante de residência, folha de resumo do cadastro único disponível na Assistência Social. O limite de castração por família é de dois animais preferencialmente femeas. A gratuidade é reservada as famílias em situação de vulnerabilidade social que efetivaram a comprovação.

Para os interessados que vão arcas com as despesas através do valor social também é necessário que o dono do animal seja maior de 18 anos e com documento de identificação com foto, comprovante de residência, comprovante de renda de até dois salários mínimos. O pagamento devera ser feito no ato do castro dia 15/07 e apenas em dinheiro.

O projeto da castração social é voltado para famílias carentes e seus animais.

No dia do cadastramento os tutores deverão comparecer com o animal no caso de cães na guia ou caixa de transporte, animais mais agressivos devem estar usando a focinheira e conduzidos por um adulto.

Em relação aos gatos, estes não precisam ser levados no dia do cadastramento, apenas o responsável levando a documentação fara o procedimento de cadastro.
Todos os animais irão receber kits pós operatório e serão microchipados com chip subcutâneo de identificação no tamanho de um grão de arroz que será obrigatório, além de uma plaquinha de identificação.

Vale lembrar que animais que apresentaram quadro debilitado não poderão passar pelo procedimento. Quem não efetivar o castro não poderá ser beneficiado pelo projeto.

Mais informações e valores podem ser obtidas através da fanpage no facebook ou pelo zap através de mensagem 9 9991 – 8916.

A Opah é uma instituição jurídica privada sem fins lucrativos e não recebe recursos governamentais. É a única entidade reconhecida juridicamente com mais de 10 anos de atuação.

36623018 635199820176147 3595798786883977216 n

Fonte: Opah

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425