PLANTÃO CONEXÃO CULTURA AM

 

 

Vereadores e Delegado Regional da Polícia Civil lutam para implantar Extensão da DPCAMI em Xaxim

 

Xaxim/Xanxerê- Na tarde desta quinta-feira, os vereadores xaxinenses, Maria de Lourdes Fonini, Alcir Cassaniga, Joseane Sampaio, Agenor Junior Maier, Juliano de Lima, Ledinho Curtarelli e Antônio Jaime Fortunato da Silva estiveram realizando uma visita oficial ao Delegado Regional da Polícia Civil, Fernando Callfass.

Em pauta, dois assuntos de extrema importância para o município de Xaxim. O primeiro deles é a instalação de uma DPCAMI-Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente e Idoso no município que já vendo sendo pleiteada pelo Poder Legislativo desde março deste ano, quando após levantamento feito pela Câmara de Vereadores, constatou-se alto índice de violência contra a mulher no município registrado na Delegacia da Comarca que atende também os municípios de Lajeado Grande, Marema e Entre Rios.

O assunto é de conhecimento do Delegado Callfass que conhece de perto a realidade e sabe da necessidade da instalação de um Departamento para cuidado exclusivo do público feminino no município, sendo que de 30% a 40% dos atendimentos da Delegacia são oriundos de violência doméstica. Com a inauguração do Complexo de Segurança Pública, nos próximos dias, o Delegado manifestou-se positivamente à instalação de uma Extensão da DPCAMI de Xanxerê, em Xaxim.

Na divisão dos espaços no Complexo de Segurança Pública, o Comando Regional da Polícia Militar, afirmou em reunião realizada na Câmara, que não teria interesse em se mudar para o Complexo, ficando parte do terceiro piso do prédio ocioso. Callfass, salientou que o local é excelente para instalação dessa extensão com atendimento especializado, sigiloso e capacitado para o público feminino no município.

Além disso, é a oportunidade, para que no futuro se consiga o Decreto, assinado pelo Governador, autorizando a instalação da Delegacia em Xaxim, considerado por ele mesmo, um marco histórico, pois apenas cidades sedes de Delegacias Regionais possuem DPCAMI, Xaxim, seria a primeira, completou Callfass.

Uma Moção foi elaborada pela Câmara de Vereadores, aprovada e assinada por todos os vereadores, inclusive com apoio do Promotor de Justiça da Comarca, Diego Barbeiro e será encaminhada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Governo do Estado solicitando a implantação da extensão da DPCAMI de Xanxerê, no município.

Callfass manifestou abertamente seu carinho pela cidade de Xaxim e principalmente, pelos profissionais da Polícia Civil daqui. Segundo ele, é a única Delegacia da Regional neste ano, que conseguiu resolutividade de 100% dos crimes ocorridos.

Ampliação do horário de funcionamento do CITRAN

Outro assunto discutido com o Delegado é a ampliação do horário de funcionamento da CITRAN- Circunscrição de Trânsito, conforme pedido da vereadora Joseane Sampaio e aprovado por todos os vereadores na reunião de terça-feira. Segundo Callfass, quando o Complexo for inaugurado há a possibilidade de flexibilização do horário e inclusive, com maior número de atendentes.

Participou da reunião o gerente Regional da ADR de Xanxerê, Ideraldo Sorgato que se prontificou em levar pessoal a demanda ao secretário de Estado de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior e ao governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira.

Os vereadores xaxinenses agradeceram o empenho, dedicação e atenção do Delegado Regional que tem lutado incansavelmente pela melhoria da Segurança Pública em Xaxim e também na região.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Ciro Cassaniga, Joseane Sampaio e Maria De Lourdes Fonini, pessoas sentadas, mesa e área interna

Fonte/Fotos:Sandra Angonese Assessora Câmara Municipal

Delegado

Fonte: Polícia Civil

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425