Plantão Conexão Entrevistas

 

No Conexão Entrevistas desta quarta-feira (26) conversamos com Xena Gheno, membro de Ong Salva de Xaxim que é uma Associação sem finalidade de lucro em busca de desenvolver potencialidades humanos, através da arte e cultura. Desde 2011 a Salva já atingiu mais 4 mil crianças e adolescentes com diversos tipos de trabalhos como eventos culturais: Contextualiza, CINESalva, Sarau de Poesias e Contação de Histórias.

A Ong ocupava até então espaço do antigo campo de futebol do botafogo no Bairro Flor para realizar os trabalhos mencionados. No início através de um mutirão com voluntários foi realizada a limpeza de local e implementada algumas pequenas obras. Porém a administração municipal solicitou o espaço de volta, desta maneira através de um novo acordo entre Salva e prefeitura o Eco Parque do Sol Nascente foi disponibilizado para que a Associação pudesse dar continuidade ao seu trabalho.

Um lugar repleto de natureza, trilhas e ar puro o Eco parque sempre foi alvo de vândalos, pessoas que utilizam o local à noite para “festinhas” deixando lixo e depedração. Xena disse que o ambiente é maravilhoso para os diversos trabalhos que a Ong vem oferecendo. A casa que existe no local será transformada em uma biblioteca para uso público. Todo trabalho da Salva pode ser visualizado no www.salva.org.br, facebook/salvaculturaearte ou instagram@ongsalva.

Sobre a situação do Eco Parque, segundo informações da administração municipal é de que será marcado um mutirão para limpeza e manutenção do local, já que o espaço é de responsabilidade da prefeitura. Vale destacar que apesar do Eco Parque ser de propriedade pública, o mesmo pode ser usado por todos, mas não da o direito de praticas indevidas, como as que as já foram registradas no local por algumas pessoas como: som alto, bebedeiras, lixo e vandalismo. A manutenção do patrimônio publico é responsabilidade do executivo municipal, porém todos tem o dever de zelar, cuidar e manter as boas condições do mesmo.

A Ong Salva desenvolveu um material lúdico imprenso para poder trabalhar com as crianças, através de personagens, histórias e seus conceitos. O objetivo da Salva é utilizar espaços público e desenvolver o aprendizado das crianças, nas mais diferentes plataformas lúdicas, seja através da arte ou cultura.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A imagem pode conter: 1 pessoa

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Jornalismo Cultura AM / Alvaro Busetto

01

Fonte: Jornalismo Cultura AM

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425