PLANTÃO CONEXÃO CULTURA AM

 

Comemorar. Com esse intuito, os 23 integrantes do Grupo de Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (11) para celebrar com um café da manhã especial, os nove meses sem cigarro. Reunidos com a equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde, com familiares, com o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado e com o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, o grupo celebrou a conquista de uma vida melhor sem fumar e o encerramento das atividades de 2018 do grupo, que iniciou em março e seguirá até março de 2019.

Na oportunidade, a Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadora do Grupo, Graziele Farina parabenizou a caminhada dos pacientes e ressaltou que “o tratamento completo dispõe de diversos mecanismos para que o participante abandone e se mantenha longe do vício. Iniciamos o grupo em março e seguiremos até o mês de março do próximo ano com todo o suporte para que estes pacientes tenham uma vida melhor sem o cigarro. Estes 23 integrantes já são vencedores, pois estão há nove meses sem fumar. Parabenizo a todos pela disciplina e persistência na batalha pelo fim do uso do cigarro”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, observou que “todos já são muito vencedores, pois mesmo com todo o suporte dos nossos profissionais da saúde, a decisão de largar o cigarro foi deles. Desejo que eles continuem o resto de suas vidas sem fumar e que vivam uma vida plena, com saúde e disposição. Parabenizo a equipe multidisciplinar pelo ótimo trabalho realizado e também aos familiares destes pacientes, por todo o apoio e incentivo, que é fundamental no tratamento. Enquanto Secretaria, nós oferecemos todo o suporte para que todos vivam melhor e não voltem a fumar e também ressaltamos a todos os munícipes que tem o desejo de parar de fumar, que procurem a sua unidade de saúde e deixe seu nome para participar do próximo grupo”, destacou.

O Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort expôs que “nossa meta enquanto Administração Municipal é proporcionar qualidade de vida e melhorar a vida dos munícipes. Parabenizo a cada integrante do grupo pela persistência, determinação e foco. Eu também me sinto um vencedor, pois também fui fumante e cheguei a consumir 3 carteiras de cigarro por dia. Com persistência, estou há 31 anos sem fumar, então, desejo que cada um deles siga essa jornada sem o cigarro, pois o ganho para a saúde é significante. Agradeço ao Secretário Davi e a cada profissional da equipe da saúde que com profissionalismo e carinho, está auxiliando o grupo e proporcionando esse bem-estar”, pontuou o Prefeito.

O xaxinense Ribamar Polli, de 43 anos, que participa do Grupo de Controle ao Tabagismo comentou que “o tratamento é muito importante, pois nestes encontros, temos orientação, ajuda da psicóloga, da assistente social, do médico, enfermeira, nutricionista, fonoaudióloga, educador físico e de muitos profissionais que nos ajudam a largar o cigarro. Eu pensava que iria largar o cigarro quando quisesse e não foi fácil. Graças ao grupo, estou há nove meses sem fumar e pretendo seguir a vida sem alimentar mais o vício. Fumava duas carteiras de cigarro por dia e agora estou guardando esse valor que gastava com o cigarro para realizar uma viagem, já são R$ 6 mil economizados e posso dizer que sou outra pessoa, com mais disposição para as atividades e muito mais feliz. Agradeço a Secretaria e ao Prefeito pela realização desse grupo, pois vidas estão sendo salvas aqui em Xaxim”, assinalou.

Já a paciente Jeane Marchetti, de 63 anos, comentou que era fumante há 43 anos e que largar o cigarro não foi fácil, mas que com a ajuda do grupo está podendo viver uma vida muito melhor. “Eu comprava pacotes de cigarro. Por mês, era em torno de R$ 400 investidos no vício. Durante os primeiros meses, tive algumas recaídas, sofri muito e também pensei em deixar o grupo. Com força de vontade e auxílio dos colegas e dos profissionais estou aqui sem fumar há meses, com mais disposição, com um aspecto de pele melhor e feliz da vida. Só tenho a agradecer a todos”, finalizou.

Os encontros são realizados quinzenalmente, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Primavera. A metodologia dos encontros segue proposta do Ministério da Saúde.

 

Tabagismo

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425