Xanxerenses fazem experimento que será testado no espaço pela Nasa

Estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Xanxerê, venceram uma competição nacional e vão ter um experimento testado no espaço por astronautas da Nasa, a agência espacial norte-americana. Eles desenvolveram um filtro de água que pode ser usado no espaço.

A invenção foi desenvolvida pelos estudantes Roberta Debortoli, Renata Müller, Ricardo Cenci e Isabela Battistella, com a ajuda dos professores Andreia Weber, Victor Bernardes e Daniel Ecco.

O experimento consiste na filtragem para que quem estiver no espaço possa tomar água potável. Isso já se pensando nas futuras viagens espaciais. O experimento é baseado no filtro de barro brasileiro, segundo o IFSC.

A ideia dos jovens pesquisadores é reaproveitar água na estação espacial. Como lá a gravidade é quase zero, a filtragem vai ocorrer por capilaridade, ou seja, a água vai subir pelo filtro, e não descer, como ocorre na Terra.
“Tem muitas pesquisas agora que estão procurando água em Marte. E uma coisa que a gente espera é que a gente consiga filtrar essa água, depois de ela ser estudada e tal, e usar o nosso filtro lá”, disse a estudante Renata Müller.
“Nós vamos trabalhar em correções do projeto. Para nós aperfeiçoarmos ainda mais o experimento para finalizar e, aí sim, poder lançar para o espaço em junho”, disse o professor Daniel Ecco.

Nenhum dos alunos é da área da astronomia. Todos estão no segundo ano do Ensino Médio de técnico em Informática. Agora, eles pensam no envio da pesquisa, a única selecionada no Brasil. “É muito importante para eles. Não estão nem na graduação e já fazer um projeto desse nível”, disse a professora Andréia Weber.

Os testes vão ocorrer durante um mês na estação espacial. Na volta, o resultado será apresentado nos Estados Unidos.

Os estudantes que desenvolveram o projeto foram convidados a participar de um congresso para a exposição dos resultados em Washington, capital dos Estados Unidos e sede da Nasa. Para conseguirem ir até lá, porém, os alunos precisam de patrocínio. Para saber como ajudá-los, entre em contato com IFSC Xanxerê pelo telefone (49) 3441-7900 e pelo email depe.xxe@ifsc.edu.br.

2104519

Fonte: G1

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425