Plantão Conexão Cultura

 

Resultados do 5º Pelotão da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira no ano de 2018

A Polícia Militar de Xaxim – 5º Pelotão da 4ª Companhia do 2º Batalhão, atua com o policiamento de radiopatrulha, com a guarnição de operações, com monitoramento da Cidade por meio de câmeras distribuídas em locais estratégicos, bem como com o modelo de polícia comunitária por meio do PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Redes de Vizinhos e de palestras educativas, entre outras ações.

No ano de 2018 a Polícia Militar no Município de Xaxim, obteve os seguintes resultados:

• Realizadas 220 (duzentos e vinte) PRISÕES EM FLAGRANTE DE DELITO de criminosos por crimes diversos, tais como tráfico de drogas, estelionato, roubo (assalto), furto, violência doméstica, posse/ porte ilegal de arma de fogo, crimes de trânsito, entre outros;
• Cumpridos 23 Mandados de Prisões;
• Apreendidos mais de 90 kg de drogas entre maconha e cocaína;
• Apreendidas 19 armas de fogo;
• Recuperados 65 veículos com registro de furto ou roubo; 
• Atendidas 2.587 ocorrências, em que a população solicitou ajuda da Polícia Militar por meio da Central de Emergência nº 190.

Além disso a Polícia Militar de Xaxim atua preventivamente com proximidade à comunidade, por meio do modelo de polícia comunitária, sendo que no ano de 2018:
• 546 alunos foram formados no PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência;
• 6 Redes de Vizinhos foram criadas, abrangendo mais de 100 pessoas, as quais consistem em uma parceria entre a comunidade com a Polícia Militar, visando aumentar a vigilância natural dos ambientes a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, e orientar a população com medidas de segurança; 
• Além de serem realizadas palestras na rede de ensino sobre segurança no trânsito.

Em relação aos acidentes de trânsito, diante das barreiras realizadas e das demais medidas de fiscalizações realizadas pela PM, além das palestras e ações preventivas, foi possível verificar uma redução nos acidentes de trânsito no Município de Xaxim, mesmo com o aumento da frata de automóveis em circulação. Conforme verificamos nos gráficos extraído do Sistema Business Intelligence da Polícia Militar de Santa Catarina – BI-PMSC, o qual demonstra que no ano de 2018 ocorreram 93 acidente a menos que no ano de 2017. Caracterizando uma redução de 25,27% nos acidentes de trânsito deste ano em relação ao ano passado.
Lembrando que para termos números de prisões/ apreensões de drogas e armas e recuperação de veículos desta envergadura no Município de Xaxim, muitas vezes os Policiais Militares atuaram com risco da própria vida. Entre as ocorrências de risco podemos citar a tentativa de homicídio com disparos de arma de fogo contra os Policiais Militares quando foram socorrer uma senhora vítima de violência doméstica.
Em outra ocasião um PM sofreu fratura ao atender ocorrência de briga generalizada em que no meio da confusão tinham inocentes (crianças e mulheres). Bem como, quando um PM se feriu na apreensão de adolescentes que após furtarem uma motocicleta e fugirem para área de mata.
A Polícia Militar sempre estará cumprindo seu mister constitucional em prol da população, mesmo com o risco da própria vida, esta missão consiste na preservação da ordem pública e na proteção aos cidadãos e ao patrimônio.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, carro, texto e atividades ao ar livre

 

Fonte : PM Xaxim

Segura

Fonte: PM

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425