Pista do Aeroporto Internacional é fechada após pouso de emergência

A pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está fechada para pousos e decolagens na manhã desta quinta-feira (20). De acordo com a concessionária BH Airport, a pista foi fechada à 1h43, quando uma aeronave da Latam, que faria o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres) com 339 passageiros, teve que realizar um pouso de emergência no aeroporto. Até as 10h30, 124 voos haviam sido afetados.

 

  • O que já se sabe até agora:

 

- Avião da Latam fez pouso de emergência à 1h43 em Confins;

- Voo fazia a rota Guarulhos (SP) - Londres;

- Até as 10h30, 124 voos haviam sido afetados;

- Passageira relatou que houve susto e choro dentro da aeronave;

- Fechamento deve durar até as 19h

- Passageiros não devem se dirigir ao terminal

A BH Aiport e a Latam informaram que todos os passageiros foram retirados em segurança. A aeronave Boeing 777 teve os oito pneus danificados, que terão que ser trocados na pista. Cada um deles pesa 250 quilos. Os pneus novos e um macaco hidráulico devem vir de São Paulo. O fechamento do terminal deve durar até as 19h.

“As equipes do Aeroporto Internacional de BH e a Latam estão trabalhando em parceria para providenciar os equipamentos necessários para a troca”, disse a concessionária. Mas não há previsão de liberação da pista.

De acordo com o gerente de Comunicação do aeroporto, Nicolau Maranini, os equipamentos necessários para a troca dos pneus pesam 7 toneladas e precisam ser trazidos por um avião cargueiro ou por aeronaves menores. Ainda segundo Maranini, a pista não ficou danificada por causa do pouso de emergência. Confins não tem o equipamento, segundo a BHAirport, porque não há pouso desse tipo de aerovane no local.

Procurada na manhã desta quinta-feira, a Latam não explicou detalhadamente o que aconteceu com os pneus da aeronave.

De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777.

Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas.

 

Foto: Reprodução

Pneu3

Fonte: G1

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425