Xanxerê terá capacidade para receber mais de 20 empresas

O novo distrito industrial de Xanxerê será uma ampliação do Distrito Industrial Pedro Bortoluzzi, que fica na saída para Faxinal dos Guedes. As negociações realizadas no momento são para a desapropriação do terreno, que ocupa uma área de 116 mil metros quadrados. Esse espaço vai abrigar pelo menos 20 empresas, tanto da cidade quanto de fora, que poderão manifestar interesse quando for aberto o período de cadastramento. O valor da aquisição do terreno ainda não foi divulgado pela Prefeitura.

Segundo o prefeito Avelino Menegolla, o objetivo da criação de mais uma área industrial é oferecer uma estrutura maior aos novos investidores e aos empresários locais para que, em contrapartida, se possam ampliar os negócios e gerar emprego e renda no município. A iniciativa é da administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Associação Empresarial de Xanxerê (Acix).

- O município está adquirindo uma área para que seja ampliado o parque industrial. E assim que terminar essa parte de negociação com a empresa, se tem um mapeamento das áreas e metragem. Mas ainda não chegamos nessa parte, ainda tem que fazer a desapropriação, que é amigável. Depois disso tudo é que nós vamos abrir para fazer o cadastramento das empresas que querem participar – declarou Menegolla.

Ainda não foram definidas datas para começar o trabalho de infraestrutura do local, nem da abertura para as empresas se candidatarem. Segundo o prefeito, como o recurso para o município adquirir o terreno é liberado pela Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e houve a mudança da presidência da agência, a liberação pode demorar um pouco mais do que o normal, e ainda depender da manutenção do programa de incentivo, por parte do atual governo do Estado. Ainda no início de fevereiro, Menegolla esteve em Florianópolis, onde teve uma audiência no Badesc para buscar a viabilização desse recurso.

- Nós tínhamos encaminhado o financiamento no Badesc para a compra da área, mas com a mudança na política, até não assumir a nova diretoria do Badesc, estará em análise. Até que não entre um novo presidente e veja todos os processos que tem lá, demora. Então, não temos como precisar datas – disse o prefeito.

Menegolla afirmou que os recursos existem desde o ano passado e se o governo do Estado manter o programa Badesc Cidades e o Badesc liberar, o trâmite para repasse dos recursos é rápido.

Whatsapp image 2019 02 06 at 10.35.03 400 267 s c1

Fonte: Tudo Sobre Xanxerê

Linha
Player de Streaming

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425