Incêndio em reflorestamento é controlado após três horas no Oeste

 

 Um incêndio ocorrido no final da manhã desta segunda-feira destruiu uma área de cerca de seis hectares de reflorestamento de eucalipto, o equivalente a sete campos de futebol, em Guatambu, no Oeste do Estado.
A assessoria de imprensa da Aurora Alimentos confirmou que se tratava de uma área da empresa, próxima a uma unidade da cooperativa, mas ressaltou que o evento não teve grandes proporções. No entanto o vento atrapalhou o trabalho dos bombeiros, que levaram três horas para controlar o fogo.
Eles utilizaram inclusive uma técnica de usar fogo contra fogo, queimando uma parte da vegetação de forma controlada para impedir o avanço das chamas.
Doze bombeiros participaram da ação. O sargento Erno Zuse, que comandou a operação, disse que apesar do grande volume de chuvas registrado em julho já há muito material seco por baixo da vegetação.
Prova disso é que os Bombeiros de Chapecó já atenderam 11 ocorrências de incêndio em vegetação em apenas dois dias. Isso tanto no meio rural quanto em terrenos baldios na área urbana.
Zuse disse que entre as possíveis causas do incêncio na área da Aurora estão toco de cigarro aceso, vidro que aquece com o sol e provoca incêndio ou até alguma atitude criminosa.
Em outros casos houve descontrole após moradores colocarem fogo em lixo.
- Recomendamos que a população não coloque fogo em lixo pois isso pode fugir do controle - orientou Zuse.

 

 

Incendio

Fonte: Fonte: DC

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425