Governo Municipal homenageia idosos na 25ª Festa Municipal

 

 

 

 Xaxim – Maria Debastiani, de 75 anos, integrante do Grupo Nossa Senhora Aparecida do Bairro Alvorada participou da 25ª Festa Municipal do Idoso realizada nesta quinta-feira (1º). A senhora de 75 anos venceu a dor do fêmur quebrado há cinco meses para poder participar do evento: “Dei um jeito com a bengala, mas vim na festa”. Seguiram o mesmo caminho cerca de 1.500 idosos que prestigiaram a festa que ocorreu no Pavilhão Comunitário São Cristóvão, no Bairro Dr. Ari Lunardi. 

 

Na abertura do evento foi realizada a acolhida dos grupos e pronunciamentos. Após os pronunciamentos, o Coral do Ceaca entoou as canções “Acorda pra vida”, “Romaria”, “É preciso saber viver” e “Certos Amigos”.  Posteriormente o Frei Alex Ciarnoski e o Pastor Oswaldo Trujilho realizaram uma Celebração Ecumênica. Após o almoço, os presentes puderam acompanhar a apresentação do Projeto Teatro na Melhor Idade. Conforme a professorados dos idosos, Adriana da Silva a coreografia escolhida representou os anos 60, já que 2015 é lembrado como o ano do Rock. “Eles se dedicaram bastante e estavam ansiosos pela apresentação. Com toda a programação da coreografia eles se sentem valorizados e mostram criatividade e capacidade. Aprendo muito também com eles”, destacou a professora. No final da apresentação os idosos participaram de uma tarde dançante.

 

Esteve presente na festa o Prefeito de Xaxim, Idacir Antonio Orso, o Vice-Prefeito, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes, o Presidente da Câmara de Vereadores Ideraldo Sorgato e o Secretário da Assistência Social e Habitação, Uilian Cavalheiro. Também participaram do evento o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Vidal Anselmo Simon; os vereadores Armando Roncaglio e Gelci Dalla Corte; Secretária da Saúde Joseane Sampaio; Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Claudir Minski; Secretário do Esporte e Lazer, Eduardo Roncaglio; Pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, Frei Alex Sandro Ciarnoski e Pastor Osvaldo Trujilho; a Diretora dos Idosos Idione Faé entre outras autoridades e servidores municipais. 

 

Para o Prefeito Idacir Antonio Orso a festa do idoso é um momento de valorizar os grupos de idosos e a integração deles na comunidade. “Os preparativos para a festa ocorrem há meses. É um orgulho para nós ver esse ambiente bonito, toda essa alegria. É uma oportunidade para reconhecer a participação de vocês e destacar todo trabalho que realizam em prol de Xaxim. São anos de história que vocês construíram. Agradeço e parabenizo a todos pelo seu dia”, destacou Orso. 

 

O Vice-Prefeito de Xaxim, Dr. Luiz Felipe Diniz Fagundes ressaltou a integração na Festa. “Hoje também é o Dia Nacional do Idoso e agradecemos vocês por manterem viva esta tradição dos grupos de idosos. É uma ocupação que só traz mais vitalidade e alegria para vocês. Parabenizamos a todos por esse dia e pela união que vocês tem. A nossa administração está de portas abertas para atender a reivindicações de vocês”, enfatizou Diniz.

 

O Secretário Uilian Cavalheiro reconheceu todo o empenho da equipe que trabalhou para concretizar a festa. “Parabenizamos a equipe que tanto nos ajudou para esse dia. Essa é a nossa luta, proporcionar reconhecimento aos idosos. Destaco também o trabalho do projeto Teatro da Melhor Idade que faz com que o idoso se sinta útil. Ficamos felizes em ver o salão cheio e encerro com a frase do seu Priori que diz que ‘velho é aquele que não sabe viver. Idoso sabe usar o tempo que tem para aproveitar a vida”, destacou Uilian. 

 

 

 

 Premiação dos Jogos Abertos da Terceira Idade

 

Na festa também foi realizada a premiação dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jati) que foi realizado no mês de agosto e teve como vencedor o Grupo de Idosos “Vida Nova”, do bairro Frei Bruno com 156 pontos. Em segundo lugar ficou o grupo do Bairro Primavera, com 148 pontos. O terceiro lugar foi entregue para o Grupo Nossa Senhora Aparecida do Bairro Alvorada com 78 pontos. Para o Presidente do grupo “Vida Nova”, Nelson Moretto, o grupo se empenhou para conquistar a premiação. “Quando nos esforçamos conseguimos. Para nós que participamos todos os anos é muito bom. Como presidente do grupo eu fico muito agradecido pelos meus associados que me ajudaram. Parabéns pela festa” destacou Moretto. 

 

 

Prefeitos homenageados

Ex-Prefeitos de Xaxim foram convidados a participar do evento. Estiveram presentes os ex-prefeitos Ari José Locatelli, Edemar Luiz Mattiello e Gelson Sorgatto. 

 

 

A data

A data de primeiro de outubro marca o Dia Nacional do Idoso. A data foi estabelecida em 1999 e serve para refletir a respeito da situação dos idosos no país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. 

 

 

Assessoria de Imprensa 

 

 

Cerca de 1.500 idosos participaram do evento

Fonte: Assessoria de Imprensa

Linha

Todos os direitos reservados. Rádio Cultura de Xaxim Ltda.              49 3353.2425