A esponja de lavar louça é um dos utensílios mais usados no dia a dia e, ao mesmo tempo o que mais acumula germes e bactérias. Pouca gente sabe, mas esse objeto pode ser um verdadeiro foco de contaminação, capaz de abrigar microrganismos perigosos, como a Salmonella e E. coli.
Por isso, a técnica de colocar esponja no micro-ondas que pode evitar esse problema. O truque é fácil de fazer, ajuda a reduzir o risco de contaminação e ainda pode prolongar a vida útil da esponja.
Colocar esponja no micro-ondas funciona de verdade?
Um artigo publicado pelo site da empresa de limpeza Maytag, o calor gerado no micro-ondas aquece a água presente dentro da esponja, criando vapor, que é responsável por distribuir o calor de maneira uniforme e atingir os microrganismos que ficam escondidos nas fibras da esponja.
Conforme a empresa, esse processo térmico é muito eficaz para eliminar bactérias que se proliferam em ambientes úmidos, como as pias de cozinha.
Como colocar esponja no micro-ondas
Para garantir bons resultados e não colocar a segurança em risco, é fundamental seguir alguns cuidados:
- A esponja deve estar sempre úmida antes de ir ao micro-ondas. Isso evita que o material pegue fogo ou derreta.
- Use um recipiente apropriado para micro-ondas, preferencialmente com um pouco de água, para auxiliar na geração do vapor.
- Aqueça por apenas 1 a 2 minutos, na potência máxima.
- Espere a esponja esfriar antes de manuseá-la. Em seguida, esprema bem para retirar o excesso de água.
Evite esponjas com partes metálicas
Caso a esponja tiver qualquer material metálico, como fibras de aço ou palhas de metal, esse método não deve ser utilizado.
Isso porque o risco de faíscas e danos ao micro-ondas é alto. Além disso, é importante lembrar que, mesmo com a higienização, as esponjas devem ser substituídas regularmente. O uso prolongado da mesma esponja favorece a formação de germes.
Por que esse truque é útil?
Além de prático, colocar esponja no micro-ondas ajuda a diminuir a quantidade de microrganismos presentes, o que reduz o risco de infecções alimentares e melhora a higiene da cozinha.
Portanto, se você quer evitar riscos invisíveis à saúde e ainda economizar com a troca constante de esponjas, vale a pena adotar essa técnica simples e eficaz..