A Policia Civil de Santa Catarina através da 5ª Delegacia de Combate a Corrupção – 5ª DECOR/Chapecó, deflagrou na tarde de segunda-feira (17) uma operação voltada para a investigação de crimes contra a administração pública e outras infrações penais vinculadas a uma parcela do transporte escolar em Xaxim.
Foram cumpridos em Chapecó e Cordilheira Alta o total de 09 mandados de busca e a apreensão expedidos pelo Juízo da Vara Regional de Garantias da Comarca, com objetivo de colher elementos de interesse às investigações criminais desenvolvidas pela delegacia especializada.
O caso decorre de uma investigação pretérita da própria unidade policial que evidenciou por uma pessoa jurídica. Em decorrência desta fraude, constaram-se indícios de outros possíveis crimes relacionados, especialmente o uso de documentos fraudulentos junto ao município de Xaxim, com suposto envolvimento de pessoas jurídicas responsáveis por parte do transporte escolar.
Diante das informações, a Polícia Civil deflagrou novo esforço investigativo com objetivo de colher elementos capazes de esclarecer eventuais condutas e os seus responsáveis, bem como, fiscalizar e garantir regularidade e segurança ao transporte escolar de Xaxim.
As diligência obtiveram êxito na fiscalização e na apreensão de vários objetos de interesse investigativo, especialmente documentos e dispositivos eletrônicos. Além disso, foram apreendidos dezoito mil reais em dinheiro vivo e feita prisão em flagrante de um dos alvos por posse ilegal de arma de fogo e munição.
A Polícia Civil agradece o apoio e colaboração sempre eficiente do Poder Judiciário e Ministério Público no desenvolvimento das atividades investigativas.
Auxiliaram na operação a Divisão de Investigação Criminal e DETRAN de Chapecó, além dos policiais dos municípios de Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Nova Itaberaba, Paial e Cordilheira Alta.
As investigações prosseguem no objetivo do completo desfecho do caso.
Delegado Dr. Vinícius Ritterbuch:
Confira Nota da Prefeitura de Xaxim sobre o caso: