Conseg lança cartilha em parceria com o Detran sobre convivência segura no trânsito

A cartilha foi lançada na versão digital e o material aborda as características dos veículos, distinções e diretrizes para a circulação. Idealizador e criador da iniciativa, o vice-presidente do Conseg 46, Alberto de Barros Neves, afirma que a colaboração ganha sentido e significado quando nutre um ciclo de reciprocidade entre a sociedade e o governo, impulsionando políticas públicas.

“A consequência desse enfoque é uma maior eficácia, eficiência e efetividade na abordagem dos desafios que afetam a sociedade”, pensa ele, ao considerar o Conseg um elo pelo qual a Secretaria de Segurança Pública pode escutar a voz da sociedade e contribuir.

Os desafios da segurança viária a partir desses veículos são justamente um dos pontos abordados, assim como a constatação de urgência de regulamentações abrangentes, por exemplo, em relação à sinalização. A proposta é a adoção da cartilha em SC e contribuição à mobilidade urbana e à segurança viária, tanto para condutores de veículos, quanto para pedestres.

Parceria com o poder público

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos e Oliveira, o Conseg deve ser enaltecido pela iniciativa. “Esta é uma demonstração efetiva e concreta do que os Consegs podem fazer ao lado da administração pública, trazendo um exemplo bastante positivo de educação para o nosso trânsito”, assinalou o secretário.

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, acredita que a cartilha poderá vir a ser replicada nos municípios como guia sobre o tema e apoia a ampliação do modelo. “Essa é mais uma ação em que o Detran/SC é parceiro e vamos replicar para que a população conheça melhor as diretrizes quando o assunto é motociclos. Entendemos que a sociedade, representada aqui pelo Conseg, é quem ganha com esse tipo de parceria, especialmente, quando se trata de educação no trânsito”, reafirma o presidente.

A cartilha se enquadra no projeto da Coordenação Estadual dos Consegs no sentido de ouvir e integrar as entidades em suas ações e projetos, criando a rede estadual na filosofia de polícia comunitária e se tornando uma rede de prevenção na parceria com as forças de segurança pública do Estado.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade