Jorginho Mello nomeia o próprio filho como secretário da Casa Civil

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta quarta-feira (3) a nomeação do filho, Filipe Mello, como secretário de Estado da Casa Civil.

A indicação ocorre após a saída de Estener Soratto (PL), que voltou a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e se prepara para as eleições municipais de 2024.

Filipe Mello é advogado, com atuação em Direito Público. Tem experiência na gestão pública e também foi membro do Tribunal Tributário do Estado de Santa Catarina e Conselheiro Estadual da OAB/SC.

Uma norma do Supremo Tribunal Federal define como nepotismo “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau”. A regra cita especificamente cargos de comissão e de confiança e tem sido interpretada de modo a não se aplicar a funções eminentemente políticas, como é o caso das chefias de secretarias.

Por outro lado, a Constituição Federal determina que a administração pública deve ser conduzida pelos princípios da moralidade e impessoalidade.

Além de colocar o filho na Casa Civil, Jorginho Mello confirmou outras oito mudanças no quadro administrativo do governo de Santa Catarina.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade