Após o aumento nos casos de gripe, Santa Catarina vai antecipar a campanha de vacinação que ocorre sempre entre os meses de abril e maio para este mês. A decisão do Ministério da Saúde tem o objetivo de imunizar 90% do público prioritário até 31 de maio.
Na segunda-feira (19), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica iniciou a distribuição das doses da vacina para os municípios.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde a aplicação do imunizante ocorre assim que as cidades receberem as doses. Neste ano, o dia de mobilização estadual para vacinação está previsto para o dia 13 de abril.
A vacina contra a gripe que é ofertada na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus da influenza em circulação no país: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
Segundo informações do boletim epidemiológico da gripe divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, até 9 de março, o estado tinha 95 hospitalizações por gripe (influenza). Desse total 51% dos pacientes eram idosos com 60 anos ou mais, que pertencem ao grupo prioritário de vacinação.