Policia Civil de Xaxim divulga balanço dos trabalhos realizados nos últimos sete meses

A partir do final do mês outubro de 2023, alterou-se a chefia da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Xaxim, tendo em vista a promoção dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina.

Por consequência, a metodologia de gestão foi modernizada, implementando-se na Administração Pública um sistema de gestão empresarial, com metas previamente estabelecidas a fim de se buscar aumento dos resultados entregues à sociedade, melhora no atendimento ao público, maior celeridade na conclusão das investigações e avaliação do desempenho individual de cada policial civil.

De início, organizou-se a estrutura interna da unidade policial e, na sequência, deu-se prioridade para a conclusão de Inquéritos Policiais represados, simultaneamente à realização de investigações de crimes graves, como homicídios, roubos e estupros.

Número recorde de Inquéritos Policiais concluídos

Nesse período de 07 (meses), foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário 182 (cento e oitenta e dois) Inquéritos Policiais, que documentam investigações dos mais variados crimes. Esse número representante a média de mais um Inquérito Policial concluído por dia útil de expediente.

Com a finalização de investigações antigas, a Polícia Civil da Comarca de Xaxim obteve maior capacidade técnica e operacional, visto que terá condições de dar maior atenção às novas ocorrências policiais.

Não obstante, foram concluídos 65 (sessenta e cinco) Termos Circunstanciados (instaurados para apurar infrações de menor potencial ofensivo) e 29 (vinte e nove) Autos de Apuração de Ato Infracional (procedimentos destinados para investigar atos infracionais praticados por adolescentes), bem como despachados mais de 1.700 (um mil e setecentos) Boletins de Ocorrência.

5ª Delegacia do Estado de Santa Catarina que mais cumpriu mandados de prisão no mês de janeiro de 2024

A Delegacia de Xaxim finalizou o mês de janeiro como a 5ª unidade policial que mais cumpriu mandados de prisão no Estado de Santa Catarina, ao lado da Delegacia de Roubos da Capital, segundo dados da Instituição. À frente, ficaram as Delegacias e Divisões de Investigação Criminal de Imbituba, Caçador, Lages e Tubarão.

Nos últimos sete meses da nossa gestão, a equipe deu cumprimento a 36 (trinta e seis) mandados de busca e apreensão, 27 (vinte e sete) mandados de prisão (temporária, preventiva e condenatória), além de efetuarem 06 (seis) prisões em flagrante.

100% de resolução dos homicídios ocorridos nos últimos 08 (oito) meses

Ao todo, nesse período, foram praticados 04 (quatro) homicídios dolosos qualificados no município de Xaxim, que vitimaram Vanderson Arruda Fortes, Edson Aruda, Jacson Pietro de Lima dos Santos e Teresinha dos Santos.

Após a conclusão das investigações levadas a cargo pela Polícia Civil da Comarca de Xaxim, os autores foram devidamente identificados, presos e levados ao Poder Judiciário, para a devida responsabilização, conforme já divulgado à sociedade e à imprensa em geral – o que reforça o compromisso dos policiais civis no combate à criminalidade e na redução da impunidade.

Falta de efetivo policial

Todos esses resultados foram alcançados com recursos humanos extremamente reduzidos para o porte do município, que conta atualmente com uma população de cerca de 32 (trinta e dois) mil habitantes, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, apenas 01 (um) agente de polícia integra de forma exclusiva a equipe de investigações, que, para suprir a alta demanda, precisa ser auxiliado pelos policiais de Lajeado Grande e de Marema.

Em contrassenso, mesmo com a carência de recursos humanos, a Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim terminou o ano de 2023 com a maior demanda cartorária de todas as unidades que compõem a 16ª Delegacia Regional de Fronteira Xanxerê: 292 (duzentos e noventa e dois) Inquéritos Policiais instaurados. Menciona-se que demanda semelhante é vista apenas na DPCAMI de Chapecó/SC.

De toda a forma, os policiais civis e colaboradores da Polícia Civil não medirão esforços no sentido de superar as adversidades ora relatadas, a fim bem atender à sociedade xaxiense e de apresentar resultados significativos no âmbito da segurança pública.
Contem conosco!

Fonte: Policia Civil Comarca de Xaxim / Delegado Vagner Papini

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade