O Projeto Oratória nas Escolas, promovido pela JCI Xaxim, está transformando a vida de jovens estudantes da rede pública ao capacitá-los em habilidades como oratória e comunicação. Em 2024, o projeto está em sua segunda edição e alcançou 9 escolas públicas de Xaxim, resultando em uma intensa jornada de aprendizado e desenvolvimento pessoal para muitos alunos.
Das escolas visitadas, cinco se destacaram com a participação ativa de seus estudantes: Ari Lunardi, Cecília Meireles, Custódio de Campos, Dom Bosco e Neusa Massolini. No total, 35 alunos se inscreveram nas capacitações iniciais, e 18 deles seguiram firmes até os ensaios e etapas classificatórias, mostrando dedicação e esforço.
O projeto ofereceu à todos os alunos uma formação abrangente em oratória e comunicação, cobrindo técnicas de apresentação, a arte de falar em público e a escrita de discursos. Além disso, os participantes foram desafiados a refletir e falar sobre um tema extremamente relevante e contemporâneo: “Como a inteligência artificial vai mudar a forma como aprendemos”.
A grande final do Projeto Oratória nas Escolas ocorreu na sexta-feira, 5 de julho, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores de Xaxim. Na ocasião, os finalistas apresentaram seus discursos, resultado de muita preparação e empenho. Os três melhores oradores foram premiados com bolsas de estudos, e o grande campeão agora vai representar Xaxim na Etapa Regional do projeto, levando o nome da cidade adiante.
O projeto contou com diversos apoiadores ao longo da sua execução e o mesmo foi totalmente gratuito à todos os alunos dos nonos anos das escolas públicas de Xaxim.
Confira que foram os ganhadores da final :
01° Lara Sonza da Escola Dom Bosco – Bolsa de Estudos UCEF
02° Maria Luísa Farias da Escola Custódio de Campos- Bolsa da Escola de idiomas PS
03° Arthur Batista da Escola Neusa Massoline – 6 meses de Kumon
Texto: JCI Xaxim
Fotos: Rádio Cultura