A fumaça emitida pelas queimadas que atingem o Brasil voltaram a cobrir os céus de Santa Catarina nesta terça-feira (3). A informação foi confirmada pela Epagri.
Imagens de satélite mostram a fumaça cobrindo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de partes do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a Epagri, a fumaça deve seguir sobre o Estado até quinta-feira (5), quando uma frente fria mudará a direção do vento.
Entre esta terça e quarta (4), os ventos no sentido Nordeste e Noroeste favorecem a permanência da fumaça. O fenômeno se caracteriza pelo céu mais acinzentado, com tons avermelhados ao amanhecer e no pôr do sol. Na segunda quinzena de agosto, ele já tinha sido registrado em vários municípios de Santa Catarina.
Fumaça “de todo o lado”
Ao todo, o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas em agosto, de acordo com dados do “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o pior resultado para o mês desde 2010, quando 90.444 focos ativos foram detectados pelo satélite de referência do instituto. Em Santa Catarina, já são 1.311 focos de incêndio neste ano, mais do que a soma de todo o ano passado, quando foram contabilizados mil focos de incêndio.
As condições no tempo nos próximos dias favorecem a ocorrência de queimadas no país. O Inmet emitiu na segunda (2) um alerta de perigo potencial para a baixa umidade relativa do ar em vários estados, incluindo Santa Catarina.
— O solo está seco, a água seca, a temperatura elevada… As queimadas estão acontecendo na Amazônia, no Centro-Oeste, nos países vizinhos e aqui também. Temos fumaça de todos os lados — explica o meteorologista.
NSC TOTAL