A Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) iniciou o monitoramento em tempo real dos sistemas de abastecimento de água na região Oeste de Santa Catarina.
O recém-inaugurado Centro de Monitoramento Operacional da Casan, localizado em Chapecó, já está em operação, com o objetivo de aprimorar a gestão dos sistemas de abastecimento nos 90 municípios atendidos na região.
A nova estrutura permite que os profissionais acompanhem em tempo real o funcionamento de estações de tratamento de água, estações de recalque de água bruta e tratada, além de reservatórios.
“O monitoramento do processo de captação, tratamento e distribuição possibilita que nossas equipes atuem com maior velocidade na detecção de problemas e também em casos de necessidade de reparos e manutenções. Até a segurança de nossos profissionais e da população aumentar com essa melhoria”, explica Daniel Scharf, chefe da Agência de Chapecó.
Concluído em dezembro com um investimento de R$ 380 mil, o centro está operando atualmente em horário comercial. No entanto, já há planejamento para que o funcionamento se torne ininterrupto, operando 24 horas por dia no futuro.
OESTE MAIS