Dia Mundial do Rádio: o companheiro que nunca sai do ar

O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de fevereiro. Com mais de 100 anos de história, o rádio foi desafiado pelo avanço tecnológico a se reinventar. E tem feito isso diariamente. Em 2024, uma pesquisa da Kantar Ibope Media apontou que o rádio é ouvido por 79% da população brasileira, que diariamente acompanha, em média, três horas e 55 minutos de programação radiofônica. Essa proximidade é, talvez, a maior força do rádio.

A mais recente pesquisa da RAJAR (Radio Joint Audience Research), referente ao quarto trimestre de 2024, revelou que o rádio segue como um dos principais meios de comunicação no Reino Unido, mantendo um consumo relativamente estável. Segundo o levantamento, 87% da população adulta, o equivalente a 50 milhões de pessoas, sintonizaram alguma estação de rádio ao longo da semana, totalizando 1,033 bilhão de horas de escuta no período. A pesquisa RAJAR mostra que o alcance semanal do rádio no Reino Unido permaneceu estável ao longo dos últimos trimestres, variando entre 87,2% e 88,8% da população adulta.

O estudo também destaca a crescente digitalização do consumo de rádio no país. Atualmente, 77% da população escuta rádio por meio de plataformas digitais, como DAB (rádio digital terrestre), DTV (televisão digital), aplicativos/web e alto-falantes inteligentes. O tempo total de escuta digital chegou a 746 milhões de horas semanais, representando 72% do consumo total de rádio no Reino Unido.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter – Assine aqui e receba por e-mail

O DAB+ continua liderando entre as plataformas digitais, sendo responsável por 59% das horas de escuta digital. Já os alto-falantes inteligentes (smart speakers), como Amazon Echo e Google Nest, registraram 22% do tempo total dedicado ao rádio digital. O consumo via aplicativos e sites representou 15%, enquanto a televisão digital (DTV) obteve 4%.

A pesquisa também revela a distribuição do consumo de rádio por ambiente. O levantamento indica que 61% da audiência ocorre dentro de casa, 59% em veículos (carros, vans e caminhões) e 18% no trabalho ou em outros locais.

Dispositivos inteligentes: o novo rádio residencial

Os dispositivos inteligentes continuam desempenhando um papel importante no consumo de áudio. Segundo a RAJAR, 63% dos usuários de smart speakers utilizam seus dispositivos para ouvir rádio. Além disso, 21% afirmam que escutam rádio diariamente por meio desses aparelhos.

O relatório também indica um crescimento no consumo de conteúdos sob demanda. 36% dos usuários de smart speakers escutam podcasts pelo menos uma vez por mês, enquanto 28% acessam rádio via smartphone ou tablet regularmente. Já o consumo de conteúdos de rádio via “catch-up” (reprises ou sob demanda) foi registrado por 15% dos ouvintes.

Confira um resumo das descobertas:
Alcance do Rádio no Reino Unido

– 87% da população adulta (15+ anos), ou seja, 50 milhões de pessoas, sintonizam suas estações de rádio semanalmente.

– O total médio de horas de escuta semanal foi de 1,033 bilhão de horas.

– Em média, cada ouvinte escuta 20,6 horas de rádio ao vivo por semana.

Crescimento da Audiência Digital

– 77% da população ouve rádio digitalmente todas as semanas por meio de DAB (rádio digital), DTV (televisão digital), aplicativos/web ou alto-falantes inteligentes.

– No total, a escuta digital representa 72% do total de horas ouvidas semanalmente, sendo 27% realizadas online.

Distribuição do Consumo por Plataforma Digital

– 746 milhões de horas foram consumidas por meios digitais.

– O DAB lidera com 59% das horas digitais.

– Alto-falantes inteligentes (smart speakers) respondem por 22% do consumo digital.

– A TV digital (DTV) tem uma participação menor, com 4%.

Locais de Escuta do Rádio

– 61% da audiência ocorre em casa.

– 59% da audiência ocorre em veículos (carro, van ou caminhão).

– 18% da audiência acontece no trabalho ou em outros locais.

Uso de Alto-falantes Inteligentes

– 63% dos usuários de alto-falantes inteligentes os utilizam para ouvir rádio.

– 21% ouvem rádio todos os dias nesses dispositivos.

– 36% dos usuários de alto-falantes inteligentes escutam podcasts pelo menos uma vez por mês.

– 28% ouvem rádio via smartphone ou tablet pelo menos uma vez por mês.

– 15% acessam conteúdos de rádio via “catch-up” ao menos uma vez por mês.

Tendência de Alcance Semanal do Rádio

– O alcance semanal da rádio manteve-se relativamente estável ao longo dos trimestres recentes, variando entre 87,2% e 88,8% da população adulta do Reino Unido.

 

Repórter: TudoRádio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade