Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, será marcado pelo lançamento de uma campanha global de conscientização focada na saúde materna e neonatal. Sob o tema “Inícios Saudáveis, Futuros Esperançosos”, a campanha visa mobilizar governos e organizações de saúde para intensificar os esforços no combate às mortes maternas e neonatais evitáveis, promovendo a saúde e o bem-estar das mulheres e bebês a longo prazo.
A saúde das mães e dos bebês é a base de famílias e comunidades saudáveis, e é fundamental para garantir um futuro promissor para todos. No entanto, apesar dos avanços nas últimas décadas, a realidade ainda é alarmante pois segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 830 mulheres morrem em todo o mundo por complicações relacionadas à gravidez ou parto todos os dias.
O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida.
Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico, que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através da promoção palestras e atividades instrutivas e educacionais.
No Brasil, as condições de saúde também são discutidas em outras datas: Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).
Origem do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mas a data é comemorada oficialmente em 7 de abril desde 1950.
A iniciativa surgiu da preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas e da necessidade de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
A OMS define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.