Sem negociação entre EUA e China, dólar segue em queda e Ibovespa registra avanços

Após o governo chines negar que esteja negociando com os Estados Unidos, o dólar segue operando em queda, sendo negociado a R$ 5,675 por volta das 14h23 desta quinta-feira (24).

Em contrapartida, o índice Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, a B3, registra avanço nesta tarde, batendo 134.428,16 pontos, uma alta de 1,66%.

Em meio à tensão entre os países, um acordo entre os governos era esperado, principalmente pelo mercado. Desde o início do atual mandato, o presidente americano, Donald Trump, tem aplicado tarifas sobre as importações de diferentes produtos, gerando tensão diplomática com os principais aliados dos EUA e desencadeando uma guerra comercial, por exemplo, com a China.

Além da negativa do governo chinês, recentemente, Trump iniciou uma guerra com o presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Jerome Powell, ameaçando demiti-lo, gerando ainda mais incerteza para os norte-americanos. Entretanto, nesta terça-feira (22), o líder republicano voltou atrás e negou a afirmação.

Do lado da China, o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, reforçou medidas para impulsionar o comércio exterior e enfrentar as tarifas dos EUA. A fala veio durante o lançamento da Ação Especial para Facilitação do Comércio Transfronteiriço nesta quinta-feira.

O governo da China informou que a iniciativa será implementada em 25 cidades do país e tem por objetivo impulsionar a economia diante dos desafios globais, incluindo o aumento recente das tarifas dos EUA sobre produtos chineses.

R7 NOTÍCIAS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade