Santa Catarina encerrou, no fim da tarde deste domingo, 18, o maior exercício de preparação para desastres já realizado no Brasil. O 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios, consolidando-se como uma experiência inédita em articulação, abrangência e capacidade de mobilização.
Desde o início da manhã, o Estado operou em modo de resposta plena, com o objetivo de testar protocolos, reforçar a prontidão das equipes e integrar esforços entre municípios e Estado. O marco inicial do simulado foi o envio de um Cell Broadcast às 9h15, um alerta de emergência que alcançou, simultaneamente, celulares em todo o território catarinense — uma ação inédita no país e que oficializou o início da operação.
Ao longo do dia, foram simulados diversos cenários críticos com base nos principais riscos identificados em Santa Catarina, como deslizamentos de terra em áreas urbanas e rurais, enchentes e enxurradas com evacuação de comunidades, queda de barreiras em rodovias, isolamento de localidades, interrupções no fornecimento de energia elétrica, rompimentos fictícios de barragens, além da abertura e operação de abrigos temporários, cadastramento de famílias afetadas, distribuição de itens de ajuda humanitária e atendimento psicossocial. Os eventos foram simulados em tempo real, com deslocamento de equipes, acionamento de estruturas municipais e decisões estratégicas por parte do Estado.
Foram realizadas reuniões setoriais, regionais e mesorregionais para avaliação dos impactos simulados e identificação das áreas que demandariam maior atenção em um cenário real. Durante o dia foram realizadas duas reuniões do Comando Unificado, liderada pelo Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, com os representantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e o staff técnico da Secretaria.
Os dados oficiais enviados pelos municípios participantes serão agora consolidados pela equipe técnica da SPDC e apresentados oficialmente no próximo dia 22 de junho. O documento vai reunir os aprendizados, as boas práticas identificadas e os pontos a serem aprimorados nos planos de contingência estaduais e municipais.
Próxima edição já tem data marcada
Com o sucesso da operação, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou a realização da segunda edição do Simulado Geral de Gestão de Desastres, agendada para o dia 17 de maio de 2026. A expectativa é ampliar ainda mais a participação dos municípios e manter o exercício como referência nacional em preparação para desastres.
Santa Catarina encerra este ciclo com um recado claro: prevenção exige preparo, articulação e liderança. O Estado reafirma seu protagonismo nacional com uma gestão que protege vidas e constrói resiliência em todos os cantos do território catarinense.
Xaxim
Em Xaxim o simulado iniciou as 08h00 no Bairro Alvorada em uma área demarcada próxima ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O Ginásio de Esportes foi utilizado com ponto de abrigo.
No domingo, 18 de maio, Xaxim promoveu um simulado de desastres naturais com foco em situações de inundação. A ação foi organizada pela Defesa Civil e contou com a participação de diversos órgãos públicos e de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, equipes de assistência social, escoteiros, entre outros.
O exercício teve como objetivo preparar as equipes de resposta e a população para agir de forma rápida e eficaz em caso de desastres reais. A simulação aconteceu nas proximidades do Ginásio de Esportes Pedro Ivo Campos e envolveu diretamente os moradores da região, que foram comunicados com antecedência e orientados sobre os procedimentos a serem seguidos.
Durante o treinamento, os residentes participaram ativamente, deixando suas casas e se dirigindo até o abrigo temporário montado pelas autoridades. Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a remoção de dois idosos simulando uma situação real de evacuação. A iniciativa permitiu testar a logística de evacuação, os protocolos de atendimento e a atuação conjunta entre os órgãos envolvidos.
“Ações como essa são fundamentais para fortalecer a cultura de prevenção e garantir mais segurança à população. O simulado também serviu para identificar pontos de melhoria nos planos de contingência e reforçar a importância da colaboração entre governo e comunidade em momentos de crise”, afirmou a coordenadora da Defesa Civil de Xaxim, Adriana Pegoraro.
Fotos: SecomSC / Jornalismo Cultura FM Sérgio Ortiz / ASCOM Prefeitura Municipal