Suspeita de gripe aviária no Oeste mobiliza autoridades sanitárias de Santa Catarina

Um possível caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Ipumirim, Oeste de Santa Catarina, acendeu o alerta das autoridades sanitárias. A notificação, feita no sábado (17), ocorreu após a identificação de uma mortalidade atípica de aves, o que motivou uma ação imediata da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Conforme o presidente da Cidasc, Celles de Matos, amostras já foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), referência nacional para exames dessa natureza. Os resultados, que devem confirmar ou descartar a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), ainda não foram divulgados.

O caso de Ipumirim é um dos dois atualmente sob investigação em granjas comerciais no Brasil. O outro ocorre em Aguiarnópolis, no Tocantins. Além disso, quatro casos suspeitos estão sendo apurados em criações de subsistência nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Sergipe e Ceará.

Em resposta preventiva, o governo catarinense proibiu temporariamente a entrada de aves vivas e ovos férteis de 12 municípios do Rio Grande do Sul. Entre eles está Montenegro, onde foi registrado o primeiro caso confirmado de gripe .

 

porClicRDC

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade