A Aurora, gigante de proteína animal, está comprando a fabricante de queijos nobres Gran Mestri. O negócio envolve duas grandes empresas catarinenses do setor de alimentos, ambas da região Oeste. A Aurora tem sede em Chapecó e a Gran Mestri mantém fábrica em Guaraciaba-SC. Detalhes do negócio ainda não foram divulgados. A deve se posicionar oficialmente a respeito nesta semana.
Com a iminente aquisição, a Aurora vai diversificar o portfólio com a linha de queijos nobres e duros da Gran Mestri, fundada em 2002. A empresa também tem requeijão, manteiga e doce de leite, com distribuição nacional atendendo tanto varejo quanto. O portfólio inclui grana padano, parmesão, provolone, montanhês, gorgonzola, além de requeijão e manteiga. A empresa tem distribuição nacional e atende tanto o varejo quanto o canal de food service, voltado a bares e restaurantes.
A aquisição é estratégica para a Aurora, que vem ampliando sua atuação no mercado lácteo. Com uma receita líquida de 22,8 bilhões de reais em 2024 e um sistema verticalizado que inclui produção de leite, a cooperativa agora busca agregar valor ao portfólio. A entrada no mercado de queijos finos é uma tentativa de reposicionamento em categorias mais rentáveis e menos comoditizadas.
Formada por 14 cooperativas, a Aurora já tem, no portfólio, unidades de leite e produtos como salames e embutidos, além de outros derivados de proteína animal. A Aurora foi reconhecida pela consultoria Deloitte como uma das empresas com melhor gestão do país.
Sobre esse assunto, a Aurora publicou o seguinte COMUNICADO
A Cooperativa Central Aurora Alimentos – Aurora Coop, com sede na cidade de Chapecó-SC, vem comunicar que envidou negociações com a Menestrina Participações S/A, visando a aquisição do controle acionário da sociedade empresária GRAN MESTRI ALIMENTOS S/A, com sede em Guaraciaba-SC. Atualmente a operação se encontra sob análise do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Caso aprovada a operação pelo mencionado Conselho, as partes envolvidas informarão os desdobramentos.
Fonte: MB Comunicação/Site da Revista Exame/Jornal Valor