Xaxim deu continuidade, nesta quarta-feira (3), à programação da Semana da Pátria, que segue até o dia 7 de setembro. O evento tem como propósito fortalecer a união, a reflexão e o respeito à história e aos valores que formam a cidadania. Realizadas na Praça Frei Bruno, as atividades contam com a participação de escolas, entidades e comunidade, em um verdadeiro ato de amor ao Brasil.
A manhã iniciou com a apresentação da Escola Básica Municipal Neusa Massolini, que trouxe ao palco os alunos do 2º e 3º ano, sob orientação das professoras Aline e Vicaline. Eles interpretaram a canção “Tempo de Ser Feliz”, de Jamily, lembrando o público da importância de preservar a natureza, cuidar das pessoas e lutar por um futuro mais justo e igualitário.
Na sequência, a Escola de Educação Básica Neusa Massolini, por meio da turma 101, convidou a comunidade a refletir sobre os desafios atuais do Brasil, incentivando o exercício da cidadania com consciência, responsabilidade e ação coletiva.
Dando continuidade, a Escola Básica Municipal Professor Custódio de Campos trouxe os alunos do 4º ano matutino, orientados pelas professoras Claciani, Vitorina e Luci, também com a canção “Tempo de Ser Feliz”. A interpretação destacou a importância da preservação ambiental e do compromisso de cada cidadão com a construção de um país melhor.
Representando Escola de Educação Básica Professor Custódio de Campos, a aluna Stefany Mitkus, da 8ª série, apresentou a declamação do poema “Independência”, acompanhada instrumentalmente pela colega Luísa Ramon, emocionando o público com palavras de patriotismo e reflexão histórica.
O terceiro dia de apresentações foi encerrado com a participação especial do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAX). O grupo destacou o valor transformador da educação na vida de pessoas que retornam aos estudos após anos afastados da sala de aula. As alunas Cleudi Campos de Souza e Terezinha Antunes de Almeida, sob coordenação da professora Ivanete Bes, explanaram sobre a importância do EJA na construção da cidadania, na conquista da autonomia e na realização de sonhos.
Na terça-feira, (2) não houve apresentação cívica devido às condições do tempo.