A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, com apoio das Delegacias de Polícia de Fronteira dos Municípios de Lajeado Grande e de Marema, apreendeu, na tarde de terça-feira (09), por volta das 14h30min, um adolescente de 16 anos de idade, pela prática do ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.
O mandado de internação, com prazo de 45 (quarenta e cinco dias), foi expedido pela 1ª Vara da Comarca de Xaxim, em decorrência da conduta do adolescente praticada no dia 02/07/2025, às 22h00min, quando com ele foram apreendidos aproximadamente 85 (oitenta e cinco) gramas de maconha e 08 (oito) buchas da substância cocaína, totalizando cerca de 05 (cinco) gramas.
Em suas declarações perante o Delegado de Polícia plantonista, o adolescente relatou que havia iniciado a comercialização de drogas recentemente, motivado por dificuldades financeiras enfrentadas por sua família.
Durante o cumprimento da ordem judicial, o adolescente foi localizado na sua residência familiar, onde cientificado da decisão judicial e conduzido à Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim.
Após os procedimentos legais cabíveis, incluindo a realização de exame de corpo de delito na Polícia Científica de Xanxerê/SC, o adolescente foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP) de Joaçaba/SC, onde cumprirá a medida de internação provisória determinada pela Autoridade Judiciária.