Polícia Civil de Xaxim prende homem condenado pelos delitos de porte ilegal de arma de fogo e incêndio

 

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, com apoio das Delegacias de Polícia de Fronteira de Lajeado Grande e de Marema, prendeu, no final da tarde do dia 10/09/2025, um homem de 56 anos de idade, condenando à pena de 04 (quatro) anos de reclusão, pela prática dos delitos de porte ilegal de arma de fogo e incêndio.

O mandado de prisão decorre de infrações penais praticadas no dia 25/09/2021, por volta das 21h25min, na Linha Anita Garibaldi, zona rural de Xaxim/SC. Conforme apurado no Inquérito Policial, o condenado, em visível estado de embriaguez, durante um evento festivo, ameaçou e causou lesões corporais leves em dois familiares que tentaram contê-lo.

Após deixar o local da festa, o apenado retornou posteriormente portando uma espingarda calibre 36, com a qual efetuou um disparo contra um veículo que transitava nas proximidades, colocando em risco a integridade física de quatro ocupantes, incluindo uma criança de 04 (quatro) anos de idade. Embora o projétil não tenha atingido o automóvel, o episódio causou pânico entre as vítimas e o condutor perdeu momentaneamente o controle da direção.
Na sequência dos fatos, o condenado dirigiu-se até a residência localizada na comunidade Anita Garibaldi, de propriedade de um familiar de 70 anos de idade, e deliberadamente ateou fogo no imóvel. A casa, que se encontrava desabitada no momento do incêndio, foi completamente destruída pelas chamas, juntamente dos móveis e eletrodomésticos que se encontravam em seu interior.

Expedido o decreto condenatório, a prisão ocorreu na residência do apenado, localizada na Linha Marocco, zona rural do Município de Lajeado Grande/SC. Durante a abordagem, o homem não ofereceu qualquer tipo de resistência aos agentes policiais, dispensando-se a necessidade de utilização de algemas para sua contenção.

Ao final dos procedimentos cabíveis, o preso foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Chapecó, onde iniciará o cumprimento de sua pena.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade