O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, recebeu nesta quinta-feira, 9 de outubro, o novo chefe da Casa Militar, coronel José Ivan Schelavin. Na mesma solenidade, o presidente do TJSC anunciou o servidor José Manoel Nolasco Neto como o novo chefe da Assessoria de Cerimonial. Ambos substituem o coronel Cristiano Medeiros, que foi nomeado como presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SC).
Com 33 anos de serviços prestados à Polícia Militar (PMSC), o coronel Schelavin recebeu as boas-vindas do chefe do Poder Judiciário catarinense. “Ficamos felizes por recebermos um dos melhores oficiais do quadro da PMSC, seja bem-vindo ao Tribunal de Justiça, coronel Schelavin. Somos uma instituição que preza muito essa relação e o profissionalismo da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, porque nós aprendemos muito com as outras instituições e com as pessoas que por aqui passam. Recebemos o senhor de braços abertos”, anotou o desembargador Francisco Oliveira Neto.
A troca de comando marca importante transição na estrutura de segurança institucional do Judiciário catarinense. A Casa Militar é o órgão responsável por garantir a segurança pessoal e patrimonial da Presidência do Tribunal, além de coordenar ações de proteção a autoridades e eventos oficiais do Poder Judiciário nas 112 comarcas e nas mais de 130 edificações espalhadas por todo o Estado. São mais de 500 magistrados e magistradas, além de 12 mil servidores e servidoras.
O novo chefe da Casa Militar do TJSC esteve à frente do Bope (Batalhão de Operações Especiais), atuou no Gaeco (Grupo de Atenção Especial de Repressão ao Crime) e na Inteligência do Ministério Público. Por último, o coronel ocupava o cargo de diretor de Inteligência da Polícia Militar. O coronel Schelavin revelou que foi pego de surpresa com o convite e o desafio de atuar junto do Poder Judiciário catarinense.
“É uma missão tão estratégica e tão articulada, e que envolve setores tão sensíveis da sociedade, como é a instituição do Tribunal de Justiça. Mas eu estou contando também, além de uma boa equipe, com a trajetória de ter trabalhado no Ministério Público, no Bope e, agora, por último, na Inteligência da Polícia Militar. Então, quero que toda essa experiência acumulada possa também servir para que eu realmente consiga transitar neste órgão, sempre com os olhos bastante atentos na questão da segurança, do trato pessoal e da relação interinstitucional”, afirmou o coronel Schelavin.
A solenidade contou ainda com o 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid Goulart; o 2º vice-presidente, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; e o juiz de direito de 2º grau Silvio José Franco. O comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes; o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali; e o diretor-geral judiciário, Maurício Walendowsky Sprícigo, entre outras autoridades, também participaram da recepção ao novo chefe da Casa Militar.
O coronel Cristiano desempenhou várias funções no TJSC por mais de oito anos. “O plano inicial foi trazer um profissionalismo maior, não que antes não houvesse, para a parte de segurança aplicada aqui no Poder Judiciário. E é isso que me fez trabalhar bastante, pensando em entregar algo melhor, tanto para a Polícia Militar quanto para o Poder Judiciário. E o que me fez mover isso é procurar entregar as coisas que eu queria para mim, para as outras pessoas”, lembrou o novo presidente do Detran-SC.
Mais comentários
“Quero agradecer e parabenizar primeiro o coronel Cristiano pelo excelente serviço prestado ao Judiciário catarinense, que muito bem enverga a história da Polícia Militar de 190 anos. Desejo ao coronel Schelavin os melhores fluidos de uma boa recepção, e que Vossa Excelência possa contar com este desembargador, com a Corregedoria e, não tenho dúvida nenhuma, com as Vice-Presidências, que também exercem função administrativa na nossa instituição”, disse o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli.
“A gente imagina que, dentro de todo o processo, ter o coronel Cristiano presidente do Detran vai de fato dar uma nova cara àquele órgão que a gente conhece. E o coronel Schelavin, com toda a expertise e experiência, é um coronel muito conhecido, uma referência nacional na área da inteligência policial. O agente de inteligência nunca abandona a inteligência, ele trabalha sempre 24 horas por dia e nunca abandona a inteligência”, observou o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes.