O Dia Mundial da Poliomielite, 24 de outubro, foi estabelecido pelo Rotary Internacional para celebrar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite. Existem duas vacinas para prevenir a doença: a VPO (vacina pólio oral) ou Sabin, também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular. As vacinas ficaram conhecidas pelos nomes dos cientistas Jonas Salk e Albert Sabin, que desenvolveram as duas modalidades de imunizantes.
Todos os anos, a comunidade global se reúne nesta data para renovar seu compromisso de pôr fim a um dos esforços de saúde pública mais longos da humanidade. Liderados pelo Rotary International, rotarianos e parceiros em todo o mundo organizam eventos, campanhas e debates para conscientizar e arrecadar recursos para erradicar a pólio — de uma vez por todas.
A celebração em 2025 ocorre em um momento crucial. Em um cenário de realidades geopolíticas em constante mudança e cortes significativos no financiamento global da saúde, a Global Polio Erradication Initiative (GPEI) lançou seu novo Plano de Ação Global — uma estrutura focada em garantir que a Estratégia Mundial de Erradicação da Pólio 2022-2029 possa ser totalmente implementada, apesar desses desafios. O plano enfatiza operações mais inteligentes, enxutas e localizadas para proteger as conquistas arduamente conquistadas e alcançar cada criança.
No Conexão Entrevista conversamos com o presidente do Rotary de Xaxim Lediomar Lisboa e com o coordenador da campanha no Rotary João Batista. Na ocasião além de falar sobre a importância de manter a doença erradicada foi realizado o sorteio de duas bicicletas para crianças que se vacinaram no ultimo dia 18/10 nas unidades do Bairro Santa Terezinha e Central: