O Dia Mundial da Psoríase é celebrado anualmente em 29 de outubro.
A data tem o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre o que é a psoríase, uma doença crônica, não transmissível e que não tem cura.
Muitas pessoas ainda sofrem preconceito por causa da psoríase, o que causa um grande desconforto e constrangimento nas pessoas que têm essa doença, as quais muitas vezes precisam procurar ajuda psicológica para lidar com a sua condição.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza todos os anos a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, que visa combater a falta de informações sobre a doença, um dos principais problemas para o preconceito e ignorância da população. O Dia Mundial da Psoríase surge justamente para tentar solucionar esta questão.
O que é Psoríase?
A Psoríase foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença inflamatória crônica, grave e não transmissível. Atualmente, ainda não há uma cura para a doença, no entanto existem muitos tratamentos que, dependendo do tipo de psoríase, pode ajudar a aliviar bastante os sintomas desagradáveis.
Os sintomas da psoríase são lesões na pele, descamações e vermelhidões. Normalmente, o tratamento indicado pelos médicos é a fototerapia (exposição a radiação ultravioleta) e remédios imunomoduladores.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004, reconheceu através de comunicado que a psoríase é uma doença grave a incapacitante, justamente por prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.