Durante a 14ª Semana da Cardiologia, que iniciou na segunda-feira, dia 27, no Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, profissionais da saúde abordaram hábitos alimentares que podem fazer toda a diferença para o coração. A nutricionista Angela Baufleur convidada reforçou que reduzir o sal é essencial para a saúde cardiovascular, mas não precisa ser sinônimo de refeições sem sabor.
A capacitação com o tema “Alimentação dos pacientes cardiológicos – Projeto Coração Saudável: sabor que cuida” é conduzida pela equipe de Nutrição e tem o objetivo de reforçar a importância das práticas alimentares adequadas na recuperação e prevenção das doenças cardiovasculares.
Os profissionais destacam um dos principais vilões do coração é o excesso de sal. O consumo elevado de sódio está diretamente relacionado ao aumento da pressão arterial, retenção de líquidos e maior risco de doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O alerta vale tanto para pacientes cardiológicos quanto para a população em geral.
Angela afirma que com a iniciativa, “o HRSP promove a boa alimentação e os hábitos saudáveis, fortalecendo o cuidado integral com os pacientes e colaboradores e reafirmando a missa de estar a serviço da vida,” finaliza.
Novas opções
Entre as opções produzidas pela equipe de nutrição do HRSP e que estão sendo distribuídas aos colaboradores e pacientes do ambulatório de cardiologia, estão:
- • Sal funcional: combina sal, cúrcuma, linhaça dourada e tempero verde desidratado. É rico em antioxidantes, possui propriedades anti-inflamatórias e alto teor de fibras, auxiliando na redução do consumo de sódio.
- • Gersal: feito com gergelim branco e sal, é rico em minerais como cálcio e magnésio, fortalece ossos, melhora a digestão e promove saciedade, além de reduzir o teor de sódio nas refeições.
- • Sal rico: leva cascas secas de cebola e alho trituradas com sal, sendo fonte natural de antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que contribuem para a saúde do coração.