Em Xaxim e Xanxerê, já são 110 jovens participantes do Programa Jovem Aprendiz, – primeiro passo para quem deseja seguir uma carreira na indústria. Os jovens que participam da aprendizagem industrial têm aulas teóricas e práticas, além da oportunidade de trabalhar em uma das empresas parceiras do SENAI, como a Rafitec Propex.
Oferecer oportunidade e preparar o jovem para desenvolver atividades na indústria, que possui vagas disponíveis nas mais diversas áreas e funções. Este é o objetivo da parceria da Rafitec Propex e Senai, que atualmente oferece dois cursos em Xaxim – APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DE ASSISTENTE DE PRODUÇÃO e APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DE ASSISTENTE DE ADMINISTRATIVO, e dois cursos em Xanxerê/SC – APRENDIZADO INDUSTRIAL DE MANUTENÇÃO MECÂNICA E APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DE MECÂNICO DE USINAGEM. São seis turmas – quatro na cidade de Xaxim, somando 103 alunos nos turnos matutino e vespertino e 7 alunos na cidade de Xanxerê.
A formação nos cursos tem duração de dois anos, somando 800 horas de aulas teóricas, além da prática, desenvolvida na empresa.
Evandra Destri, Coordenadora do setor de Recursos Humanos da Rafitec Propex, em visita realizada no local do curso, salientou para os alunos participantes a importância de estar preparado para as muitas oportunidades que a indústria oferece:
“Buscar o conhecimento é sempre um caminho que traz bons resultados. As oportunidades de trabalho estão disponíveis, mas exigem algum esforço e empenho daqueles que se propõe a ocupar essas vagas com eficiência e crescer na carreira. A Rafitec Propex sempre tem oportunidades para oferecer nos mais diversos setores, por isso estamos apoiando este trabalho de preparação juntamente com o Senai, porque precisamos de pessoas com conhecimento e dispostas a aprender, todos os dias. Aproveitem essa oportunidade e tenham certeza de que para quem se prepara e busca um futuro melhor, de boas oportunidades, o conhecimento é um caminho seguro, que faz toda a diferença”.
O Professor, Uberdam Júnior Cavaletti, especialista no ensino de informática do Senai Xanxerê, que atua há 10 anos na área, salienta que “o objetivo do Senai é o conhecimento técnico, mas, sempre aliado ao desenvolvimento de um perfil profissional que inclui atitude, comportamento ético, todo um conjunto de habilidades que as empresas buscam. E este conhecimento repassado nos cursos do Senai, facilita tanto o trabalho do RH das empresas quanto a dos alunos, que tem uma chance maior de atender os requisitos da função, conseguir a vaga e ter um bom desempenho no trabalho que vai desenvolver”.
Para o aluno Bruno Cezar Rodrigues, que completa 17 anos em abril, e vive com família acolhedora, o curso abre uma oportunidade única: “Pra mim é bem importante essa oportunidade de fazer o curso e quem sabe no futuro ser contratado por uma empresa como a Rafitec. Eu estou aproveitando cada aula e cada novo conhecimento que é repassado,sem desperdiçar nada, porque quero de verdade que isso seja um diferencial para o meu futuro profissional.”
Já a aluna Jaqueline Foresti, de 15 anos, salienta que está muito feliz e realizada com a oportunidade: “Eu me sinto privilegiada porque estou aprendendo bastante e sei que tem muitas oportunidades pra gente atuar no futuro. Eu gosto muito das áreas técnicas, como a engenharia, então, preciso me preparar para buscar uma oportunidade e aqui no curso estou aprendendo muito”.